Aplicativo Sine Fácil: Baixar Aplicativo, Cadastro, Validar QR Code


 

O SINE – Sistema Nacional de Emprego é uma ferramenta do governo que faz a intermediação entre vagas e trabalhadores, assim como as agências de emprego, porém de forma gratuita. Através do aplicativo Sine Fácil, é possível visualizar as vagas e agendar entrevistas, tudo na palma da mão.

Sine Fácil

Aprenda neste artigo tudo sobre o app do SINE, vamos mostrar como baixar o aplicativo, fazer o cadastro e também o passo a passo para validar o QR Code no app. Conheça todas as utilidades e funcionalidades desta ferramenta poderosa e agende entrevistas ainda hoje!
O aplicativo Sine Fácil foi desenvolvido pela DATAPREV do governo e funciona para Android e iPhone sem nenhum tipo de erro.

Como Funciona o Aplicativo Sine Fácil

Esse aplicativo facilita o acesso aos serviços da rede SINE, sem precisar ir até uma agência e enfrentar filas. Para utilizá-lo, entretanto, é preciso obter uma chave de acesso através do portal de serviços do antigo MTE – Ministério do trabalho e Emprego. Essa chave é o QR Code, uma verificação digital de identidade usada como medida de segurança.

O app também permite acesso às informações sociais do trabalhador junto ao governo, como seguro-desemprego e abono salarial PIS, além de vagas de emprego publicadas no site, agendamento de entrevistas, contratos de trabalho e outros. Veja abaixo todas as funcionalidades do aplicativo de forma detalhada, aprenda a baixar e instalar o app, validar o QR Code, finalizar o cadastro etc.

Utilidades e funcionalidades do Aplicativo

O aplicativo Sine Fácil tem duas utilidades principais: empregos e informações sociais. Após realizar o cadastro, na tela inicial, são exibidas as seguintes funcionalidades:

  • Informações Pessoais;
  • Objetivos Profissionais;
  • Consultar Vagas de Emprego;
  • Agenda de Entrevistas;
  • Consultar Seguro-Desemprego;
  • Consultar Abono Salarial;

Aplicativo Sine Fácil - Funcionalidades
No menu Informações Pessoais é possível verificar suas informações cadastradas, como nome, endereço de e-mail e telefone. Em Objetivos Profissionais você edita as informações referentes aos tipos de vaga que lhe interessam, como área de atuação, por exemplo.

O menu Consultar Vagas de Emprego é o menu onde você pode verificar as vagas em aberto, cadastradas no SINE. Em Agenda de Entrevistas você verifica as entrevistas marcadas com data e hora. Ainda é possível acessar os dois últimos itens, a fim de consultar informações sobre valores de seguro-desemprego e abono salarial PIS, bem como as datas dos pagamentos.

Mais à frente, veremos algumas novidades que o aplicativo Sine Fácil 2019 está trazendo.

Como Baixar e Instalar o aplicativo

É bem simples instalar o aplicativo Sine Fácil em seu celular Android ou iPhone. Basta ir até a loja de aplicativos só seu sistema e pesquisar por SINE. O aplicativo correto é o primeiro que aparece na lista e você verifica o desenvolvedor DATAPREV.
Sine Fácil Dataprev
Após selecionar o app correto, clique em “Instalar”. Aguarde o download e a instalação e clique em “Abrir”. Depois, é só fazer login ou criar um cadastro, preenchendo as informações solicitadas corretamente e com bastante atenção, pois qualquer pequeno erro não permite que use o aplicativo.

Validar QR Code Sine Fácil

O QR Code pode ser obtido de 3 formas diferentes. Nos postos de atendimento do SINE, no documento do seguro-desemprego e através do site oficial Emprega Brasil do MTE – Antigo Ministério do Trabalho e Emprego. Sim, o MTE acabou, mas suas pastas ainda funcionam em secretarias de outros Ministérios e os sites estão funcionando normalmente.
Veja o passo a passo completo para validar o QR Code no app, após obtê-lo:

  1. Faça o dowload e a instalação do aplicativo Sine Fácil;
  2. Clique em “Abrir”;
  3. Na tela que vai aparecer, selecione “Entrar com QR Code”;

Sine Fácil QR Code 1

  1. Será solicitado “Permitir que o app acesse a câmera” e você deve permitir;
  2. Ao abrir a câmera, direcione para o QR CODE recebido e aguarde a leitura.

Sine Fácil QR Code 2

Cadastro Sine Fácil

Após a instalação e verificação do QR Code, seu cadastro já está finalizado. Porém, se você não fez o cadastro em um posto do SINE ou pelo site e ainda não possui o QR Code, pode clicar na opção “Entrar com Cidadão.BR. Nesse caso, o cadastro será feito na hora e são exigidas as seguintes informações:

  • Nome completo;
  • CPF;
  • Nome da mãe completo (não obrigatório);
  • Telefone;
  • E-mail

O cadastro no Cidadão.BR também pode ser feito no site ou nos postos de atendimento do SINE em todo o Brasil. Para saber qual o posto mais próximo da sua casa, ligue para 158. Aprenda o passo a passo para se cadastrar no Cidadão.BR através do site e observe: ao tentar o cadastro pelo app você será direcionado ao site, então, o processo é o mesmo.
Clique em “Gerenciar Conta”. Inicialmente, será exibida uma tela para fazer login com CPF e senha. Role para baixo até encontrar a opção “Cadastre-se”. Na próxima tela, selecione “Cadastre-se” novamente e preencha corretamente todos os campos requeridos.
Cadastro Sine Fácil - Site
Após o preenchimento das informações acima, serão feitas algumas perguntas. Basta respondê-las e clicar em “Concluir”, que você obterá uma senha inicial. Depois disso, volte à tela de login, coloque o CPF e a senha recebida. Não esqueça de marcar a caixa “Não sou um robô” sempre que necessário.

Novidades Sine Fácil 2019

A DATAPREV atualizou o app recentemente e o Sine Fácil está com muitas novidades em suas funcionalidades. No app atualizado é possível:

  • Ter até 7 processos de intermediação simultaneamente (agenda de entrevistas etc.);
  • Visualizar cartas de apresentação;
  • Escola do Trabalhador;
  • Melhorias dos diferentes filtros para consultar vagas;
  • Pesquisas de satisfação, a fim de melhorar o app;
  • Acompanhar resultados dos processos seletivos;
  • Informar resultado dos processos seletivos.

A DATAPREV está sempre buscando melhorar o app e a cada ano ele está mais estável e eficiente na oferta de vagas por similaridade de ocupação. Além disso, a empresa está sempre presente, respondendo as dúvidas e comentários através dos seus canais de atendimento.

Esse artigo completo ensina tudo que é necessário para utilizar o aplicativo Sine Fácil. Compartilhe com seus amigos no Facebook e deixe nos comentários a sua dúvida, crítica ou sugestão!

Leave a Reply