Aposentadoria por Idade do INSS: Como funciona, Quem tem Direito

Você sabe como funciona a aposentadoria por idade do INSS e quem tem direito? Trata-se de um importante benefício previdenciário, que consiste em uma renda mensal fixa. Para quem já contribuiu com a previdência por um longo período de tempo, esse benefício pode ser requerido.

Aposentadoria por Idade INSS

Nesse artigo vamos falar sobre quem tem direito a aposentadoria por idade do INSS, explicando passo a passo como requerer. Talvez você já tenha direito ao benefício e não sabe. Por isso é importante ficar atento. Todos os anos milhares de pessoas se aposentam com base na idade.

Quem tem Direito (tempo de contribuição, idade mínima)

Antes de falarmos sobre como dar entrada no pedido de aposentadoria por idade é importante que você saiba como ela funciona e quem tem direito. De acordo com informações divulgadas pelo próprio INSS, todos aqueles que comprovarem o mínimo de 180 contribuições podem solicitar a aposentadoria.

Mas não é só isso. A idade mínima requerida é de 65 anos, para homens, e 60 anos, para mulheres. Isso já responde a pergunta sobre quem tem direito a aposentadoria por idade do INSS. Mas existem diferenças entre os trabalhadores urbanos e os trabalhadores rurais.

Aposentadoria por Idade Urbana

A aposentadoria por idade do INSS para trabalhadores urbanos segue a regra geral. Isso significa que você precisará de pelo menos 180 contribuições, além da idade mínima de 65 anos, homem, e 60 anos mulher.

Todas as informações relativas a esse benefício estão disponíveis nessa página: https://www.inss.gov.br/beneficios/aposentadoria-por-idade/

Aposentadoria por Idade Rural

Agora vamos falar brevemente sobre como funciona a aposentadoria por idade do INSS para trabalhadores rurais. Os requisitos para a solicitação são um pouco distintos. O período de carência é o mesmo, 180 contribuições. Já a idade é de 60 anos para homens e 55 anos para mulheres.

Confira aqui todas as informações relativas ao benefício: https://www.inss.gov.br/beneficios/aposentadoria-por-idade-rural/.

Aposentadoria por Idade para Pessoas com Deficiência

Muitas pessoas se perguntam quem tem direito a aposentadoria por idade do INSS para deficientes. Ela funciona com os mesmos requisitos da aposentadoria por idade rural (60 anos para homens e 55 anos para mulheres). A grande diferença é que o segurado deve ter contribuído na condição de deficiente.

Confira aqui as principais informações sobre essa modalidade de aposentadoria por idade: https://www.inss.gov.br/beneficios/aposentadoria-por-idade-da-pessoa-com-deficiencia

Como dar entrada no pedido

Agora vamos ao passo a passo para dar entrada no pedido de aposentadoria por idade do INSS. O procedimento é bem simples e pode ser realizado pela internet, diretamente pelo segurado que tenha preenchido os requisitos que listamos acima.

  1. Acesse o site Meu INSS clicando aqui: https://meu.inss.gov.br/central/
    Pedido Aposentadoria - Meu INSS
  2. Clique em “aposentadorias urbanas” e faça login.
    Pedido Aposentadoria - 2
  3. Se você ainda não está cadastrado, efetue um cadastro na hora, com os seus dados pessoais. Faça isso clicando em “primeiro acesso”, conforme imagem abaixo.
    Pedido Aposentadoria - 3
  4. Na página seguinte, clique em “cadastre-se”.
    Pedido Aposentadoria - 4
  5. Preencha todos os campos indicados e clique em “próximo”.
    Pedido Aposentadoria - 5
  6. O seu cadastro está pronto. Clique em “autorizo” para acessar o painel do Meu INSS.
    Pedido Aposentadoria - 6
  7. Dentro do painel, procure pelo item “aposentadorias urbanas”. Selecione a aposentadoria por idade.
    Pedido Aposentadoria - 7
  8. Leia todos os requisitos para a aposentadoria (os mesmos que mencionamos no começo do artigo) e clique em “selecionar”.
    Pedido Aposentadoria - 8
  9. Agora clique em avançar.
    Pedido Aposentadoria - 9
  10. Preencha todos os campos indicados pelas setas na imagem abaixo.
    Pedido Aposentadoria - 10
  11. Agora é só agendar o seu atendimento no INSS, escolhendo o local e dia para comparecimento. Selecione o clique em “avançar”.
    Pedido Aposentadoria - 11
  12. Confirme todas as informações, para ver se nada foi preenchido errado. Estando tudo certo, clique em confirmar.
    Pedido Aposentadoria - 12
  13. Prontinho, você verá um botão para gerar o comprovante da solicitação e agendamento na tela, conforme imagem abaixo.
    Pedido Aposentadoria - 13
  14. Clique em “gerar comprovante” para ver o seu agendamento.
    Pedido Aposentadoria - 14

Como funciona o cálculo do valor

Muitas pessoas ficam na dúvida sobre quanto vão receber quando se aposentarem por idade. Afinal de contas, qual é o cálculo utilizado pelo INSS para determinar o valor a ser pago ao segurado? A continha é bem simples, na verdade. Existe uma parte fixa, de 70%, e uma parte variável, que corresponde a 1% para cada ano de contribuição.

Isso significa que quem tem direito a aposentadoria por idade do INSS receberá sempre 70% da aposentadoria integral (que equivale a média dos últimos maiores salários de contribuição). Para cada ano de contribuição do segurado, é somado 1% ao valor a ser recebido. Vamos dar um exemplo.

Se uma pessoa que tem direito a uma aposentadoria integral de R$2000,00 se aposentar por idade, com 20 anos de contribuição, terá direito a 70% desse valor + 20% desse valor (1% para cada ano de contribuição). Ou seja, vai receber 90% do valor integral, que corresponde a R$1800,00.

Isso significa que para receber o valor integral é necessário que o segurado tenha contribuído pelo menos 30 anos. Assim terá 70% + 30% do valor integral. Ou seja, 10%.

Calculadora da Aposentadoria

Agora você já sabe quem tem direito a aposentadoria por idade do INSS. Mas se ainda está em dúvida sobre o valor que irá receber e quer saber isso agora, sem ter que esperar o atendimento no INSS, poderá usar a calculadora da aposentadoria.

Trata-se de uma ferramenta que permite aos segurados conferir o valor do benefício (vide imagem abaixo). Para acessar, clique aqui.

Calculadora da Aposentadoria

Preencha todos os campos indicados, selecionando o tipo de benefício (aposentadoria por idade). Ao final da página, clique em “calcular renda mensal inicial” e pronto. Você vai saber quanto irá receber no seu primeiro mês de aposentadoria.

Leave a Reply