Bolsa Família Bloqueado 2019 — Veja o que fazer!


 

Se o seu benefício do Bolsa Família for bloqueado, você tem muitas maneiras de saber do problema. Geralmente, você vai receber uma carta do Programa, relatando sobre o incidente e convocando para que as regularizações sejam feitas. Caso não receba, pode ser que você só fique sabendo quando for sacar o Bolsa Família e, lamentavelmente, não conseguir.

bolsa familia bloqueado o que fazer

Para não ir até a Caixa Econômica Federal ou Casas Lotéricas sacar o auxílio à toa e ficar frustrado por não poder receber seu dinheiro, neste artigo eu vou te contar tudo o que você precisa saber sobre o bloqueio do Bolsa Família em 2019. Vou mostrar o que pode estar acontecendo e também como solucionar os problemas, ou seja, como desbloquear o Bolsa Família 2019.

Como e porque o benefício é bloqueado?

É importante que você identifique que existem vários tipos de problemas diferentes e aprenda qual a forma mais eficiente de sanar cada um deles. São 3 situações distintas: bloqueio do Bolsa Família, suspensão do benefício ou ainda cancelamento definitivo do auxílio. Hoje vamos falar do primeiro caso, o bloqueio do Bolsa Família, mas se você quiser saber sobre suspensão e cancelamento do benefício, também estaremos providenciando artigos a respeito.

O Bolsa Família será bloqueado sempre que houver descumprimento dos requisitos para receber o benefício. Qualquer que seja o descumprimento em questão, assim que o Governo identifica o problema, o benefício pode ser bloqueado. Veja os principais requisitos que, se não forem cumpridos, causam bloqueio do Bolsa Família 2019:

  • Seleção pelo Ministério do Desenvolvimento Social;
  • No caso de existência de gestantes, o comparecimento às consultas de pré-natal, conforme calendário preconizado pelo Ministério da Saúde (MS);
  • Participação em atividades educativas ofertadas pelo MS sobre aleitamento materno e alimentação saudável, no caso de inclusão de nutrizes (mães que amamentam);
  • Manter em dia o cartão de vacinação das crianças de 0 a 7 anos;
  • Acompanhamento da saúde de mulheres na faixa de 14 a 44 anos;
  • Garantir frequência mínima de 85% na escola, para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, e de 75%, para adolescentes de 16 e 17 anos.

No caso da seleção pelo Ministério do Desenvolvimento Social, sabemos que há uma fila das famílias que poderão participar do Programa. Todos os meses, o órgão analisa os novos pedidos de cadastro e escolhe novas famílias para receber o Bolsa Família, pois estas que se cadastraram também estão em situação de pobreza ou extrema pobreza.

Portanto, há uma verificação das condições de vida de quem já participa, a fim de manter o controle e retirar o auxílio de quem já não cumpre todos os requisitos, dando lugar a outras famílias cadastradas. Por isso, quem já recebe o Bolsa Família precisa estar de olho nas datas de cumprimento das atividades previstas no regulamento do Programa.

desbloqueio do bolsa familia

Como desbloquear o Bolsa Família

A forma mais simples de desbloquear o benefício é indo até o CRAS para que possa ser verificado se a família ainda cumpre as condições do programa. Isso exige a apresentação dos documentos comprobatórios de frequência escolar, cadernetas de vacinação etc.

No CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, os gestores do Bolsa Família na sua região irão orientar você sobre os motivos pelos quais você teve o auxílio bloqueado e o que é necessário para desbloqueá-lo. Por isso, não se preocupe: caso você tenha um motivo mais específico para não estar podendo sacar o dinheiro do Programa, eles irão te orientar.

Confira: Calendário 2019 do Bolsa Família

IMPORTANTE: Se o benefício bloqueado ficar sem movimentação por mais de 3 meses (90 dias) ele não estará mais disponível. Então, se você está com esse problema, vá ao CRAS o quanto antes para acertar o cadastro ou receber orientações.
cartão do bolsa família bloqueado

Cartão Bolsa Família Bloqueado 2019

Falamos do bloqueio do benefício, mas pode ser que apenas o seu cartão é que esteja bloqueado. Isso acontece quando o Cartão é novo ou se houver várias tentativas de uso de senha incorretamente. Se for o caso, você consegue resolver na Caixa Econômica Federal.

Basta ir a uma agência com o seu documento original e o cartão do Programa Bolsa Família e solicitar o cadastramento de uma nova senha, caso você tenha esquecido ou o cartão seja novo, ou o desbloqueio por telefone.

Ligue para o atendimento Caixa Cidadão, no número 0800 726 02 07

Se gostou do artigo, não esqueça de curtir e compartilhar nas redes sociais, pois outra pessoa também pode estar querendo saber como desbloquear o Bolsa Família!

Leave a Reply