BOLSA GESTANTE 2019 → Quem tem Direito, Valor

Você sabe o que é o bolsa gestante 2019? Trata-se de um importante benefício, concedido pelo Governo Federal, para pessoas que demonstrem necessidade econômica. Se você é mulher e está grávida ou em período de amamentação, está na hora de conhecer um pouco mais sobre esse programa.

Bolsa Gestante

Como funciona o Bolsa Gestante 2019

Todos os anos milhares de gestações são registradas no Brasil. Muitas das mulheres não possuem condições para arcar com todos os custos envolvidos. Quem está desempregado, por exemplo, passa por mais aperto. O valor do bolsa gestante 2019 serve justamente para ajudar as famílias durante a gestação e amamentação.

Esse programa está inserido dentro do Bolsa Família. Ou seja, não são dois programas distintos, mas sim partes de um mesmo pacote assistencial do Governo Federal. Para saber quem tem direito ao bolsa gestante 2019 é fundamental entender como funciona esse programa social. Nesse artigo vamos falar tudo sobre o assunto.

O valor do bolsa gestante 2019 varia de acordo com o número de crianças e período de gestação ou amamentação. O benefício é pago em parcelas, sendo o máximo de nove para gestantes e o máximo de seis para mulheres que estão na fase de amamentação.

E não se preocupe, quem tem direito ao bolsa gestante 2019 continua recebendo o valor da Bolsa Família normalmente. Trata-se de um valor extra, justamente em razão dos gastos ocasionados pela gravidez e pela criança que está por nascer ou que já nasceu – no caso da amamentação.

Como se Cadastrar no Bolsa Gestante 2019

O processo para se cadastrar no bolsa gestante 2019 é muito simples. A mulher grávida deve procurar um posto de saúde mais próximo de onde reside. Pode ser nos postos de saúde do bairro, sem problema. Esse primeiro procedimento é para comprovar a gravidez, através de alguns exames básicos e gratuitos.

Depois de descoberta a gravidez, a gestante tem até o último mês de gestação para dar entrada no pedido para receber o valor do bolsa gestante 2019. O resto do procedimento é por conta do Governo, através de dados da mulher registrados no sistema. Por isso é importante que você mantenha o seu cadastro no Cadastro Único atualizado.

Para receber o valor do bolsa gestante 2019 para quem está amamentando, basta procurar uma das centrais de atendimento do Bolsa Família para solicitar o benefício. Existem várias unidades, geralmente dentro da prefeitura da cidade. A pessoa interessada deve comparecer, levando os documentos pessoais e da criança.

Isso significa que você precisará levar a Certidão de Nascimento do recém-nascido. E se você está querendo saber até quando esse benefício pode ser solicitado, temos a resposta: até o sexto mês de vida da criança. Por isso falamos antes que o pagamento é realizado em até seis parcelas.

Bolsa Família Gestante

Valor do Bolsa Gestante 2019

Agora que você já sabe como funciona e como se cadastrar no bolsa gestante 2019, está na hora de descobrir quais são os valores pagos. Afinal de contas, ao ser contemplada com o benefício, quanto você passará a receber mensalmente, na gestação e na amamentação?

De acordo com dados do Governo Federal, o valor do bolsa gestante 2019 corresponde a R$35,00, pagos mensalmente. O que varia é o número de parcelas, sendo até 9 para gestantes e até 6 para mulheres em fase de amamentação. Pode parecer pouco, mas é uma graninha que acaba ajudando as pessoas que mais necessitam.

Nem todas as mulheres recebem todas as parcelas, tendo em vista que o pagamento começa a partir da solicitação. Por isso é importante que você procure os órgãos da sua cidade com o máximo de antecedência. Se tiver dúvidas sobre onde está localizada a unidade do Bolsa Família da sua cidade, basta perguntar na prefeitura local.

Quem tem Direito ao Bolsa Gestante 2019?

Vale a pena destacar que quem tem direito ao bolsa gestante 2019 são apenas as mulheres que estão em gestação ou já estão amamentando os seus filhos – até certa idade. Existem dois benefícios distintos, o variável para gestantes e o variável para nutriz.

Isso significa que o benefício não é pago para a família por completo, mas sim para a mãe. O Governo Federal reconhece que existem milhares de pessoas em situação de pobreza espalhadas pelo país, que não podem arcar com todos os custos de uma gestação ou até mesmo para amamentar os filhos.

Agora você já sabe como funciona o bolsa gestante 2019, quem tem direito, como solicitar e quanto vai receber todos os meses durante a gestação ou amamentação. Não deixe de solicitar esse benefício.

Leave a Reply