BOLSA VERDE 2019 → Inscrição, Quem tem Direito, Valor, Consulta


 

Há famílias no Brasil que vivem em uma situação de extrema pobreza e acabam se mudando para regiões mais afastadas da cidade. Além das condições de miserabilidade, essas pessoas geralmente vivem em regiões de relevância para a conservação ambiental. O Programa Bolsa Verde foi criado para que essas famílias continuem usando suas terras de forma sustentável nos territórios onde estão morando.

Bolsa Verde 2019

O termo “verde” para o nome do programa remete justamente à ideia de sustentabilidade. O governo busca uma forma de manutenção dos territórios onde essas famílias estão vivendo, como locais também ecologicamente viáveis.

Estão inclusas no programa famílias que desenvolvem suas atividades de autossustentação em áreas de Reserva Extrativistas, de Desenvolvimento Sustentável, Assentamentos Ambientalmente Diferenciados, Florestas Nacionais, etc.

Neste artigo daremos informações detalhadas sobre o Bolsa Verde 2019. Você verá se tem direito a receber e como sacar o benefício. Adiante abordaremos os seguintes tópicos:

  1. Quem tem direito ao Bolsa Verde 2019.
  2. Valor do Bolsa Verde 2019.
  3. Inscrição Bolsa Verde 2019.
  4. Como consultar o saldo do Bolsa Verde 2019.
  5. Pagamento do Bolsa Verde 2019 – Como sacar.

Quem tem direito ao Bolsa Verde 2019

Você pode acessar o site oficial do Bolsa Verde para saber em quais cidades e regiões o programa é disponibilizado. A família interessada primeiramente precisará procurar um CRAS de sua própria região para solicitar a inclusão no cadastro.

Além disso, será necessário realizar esse cadastramento através do CadÚnico. Após a inclusão da família no CadÚnico, através do CRAS de sua cidade, uma visita técnica será agendada para que um agente da prefeitura verifique se sua família atende aos requisitos.

No caso de a família estar apta para receber o benefício atendendo aos requisitos do Bolsa Verde, o gestor da área precisará enviar um termo de adesão. Nesse termo constará um contrato de comprometimento com atividades extrativistas que sejam sustentáveis. Esse direito concedido a famílias de baixa renda que também conservam o meio ambiente podem ser acessados em regiões que atendam às seguintes especificações:

Famílias em áreas verdes ribeirinhas, extrativistas, populações indígenas e quilombolas.
Áreas com projetos de assentamento florestal do INCRA.
Florestas nacionais e reservas florestais de desenvolvimento sustentável federais.

Valor do Bolsa Verde 2019

Atualmente o valor do benefício é concedido em 4 parcelas de 300 reais durante um ano. Esses créditos ocorrem a cada 3 meses, através de um repasse feito à conta do beneficiário na Caixa Econômica Federal.

Caso o benefício seja concedido, o deferimento dura dois anos podendo ser prorrogado a critério do Ministério do Meio Ambiente. Para receber, você precisará comprovar a situação de pobreza e morar próximo a reservas ambientais que sejam de interesse para preservação.

Inscrição Bolsa Verde 2019

Para conseguir receber o benefício, a família precisará estar cadastrada no programa Bolsa Família. Como hoje o sistema está integrado, será preciso que você esteja devidamente incluído no CadÚnico. Essa será a forma de comprovar a necessidade de uma renda adicional para a família perante o governo, de forma que haja elegibilidade na concessão do benefício.

Procure a prefeitura municipal da região onde você mora para obter informações sobre os postos de atendimento e para o envio de todos os documentos necessários para a inscrição. A documentação exigida é a mesma para o CadÚnico, já que o sistema está integrado. Após a inscrição no CadÚnico, o próprio Ministério do Meio Ambiente faz uma seleção com base nos dados oferecidos para que os cadastros elegíveis sejam encaminhados à visita para receberem o Bolsa Verde 2019.

A inscrição no CadÚnico deve ser feita pela prefeitura ou através de um CRAS municipal de sua região. Após o comparecimento pessoal do interessado em receber benefícios, a equipe providenciará uma visita à casa da família para verificação dos dados pessoais. No dia da visita tenha os seguintes documentos devidamente preparados:

  • Certidão de nascimento.
  • Certidão de casamento.
  • Carteira de identidade.
  • CPF original.
  • Carteira de trabalho.
  • Título de eleitor.

Esses documentos comprobatórios de identidade também precisam ser apresentados pelo restante da família. Portanto, no dia da visita agendada esteja com eles já disponíveis para facilitar o processo burocrático; de forma também que você receba mais rapidamente sua resposta.

Como consultar o saldo do Bolsa Verde 2019

Será preciso ter a poupança Conta Caixa Fácil, que também é acessível para famílias contempladas em outros programas sociais como o Bolsa Família. Após ter aberto a Conta Caixa Fácil em uma agência Caixa ou lotérica será possível consultar o saldo pelo Internet Banking, pelo aplicativo disponível para smartphones e tablets ou mesmo no próprio estabelecimento bancário. Se houver uma lotérica disponível próxima à sua casa ou até um autoatendimento 24 horas, você também poderá consultar o saldo com o cartão em mãos.

Para verificar seu saldo Bolsa Verde através do caixa eletrônico 24 horas que permite o acesso a vários bancos, você precisará ter o cartão com as devidas senhas à disposição.  Se você mora em uma região mais afastada com difícil acesso à Internet essas opções são ideais. Agora, caso você tenha acesso à Internet, será possível acessar sua conta poupança Caixa Fácil online para verificar o saldo bancário, os extratos, etc.

Pagamento do Bolsa Verde 2019 – Como sacar

Para sacar o benefício você também deverá se dirigir a um autoatendimento da Caixa ou a uma agência. Com o cartão desbloqueado você realizará saques automaticamente e com muita facilidade.

Verifique o saldo disponível antes de realizar o saque do benefício e certifique-se de que esteja retirando dinheiro disponível. Caso contrário, a máquina dará uma mensagem de erro indicando a indisponibilidade de saldo. O saque será acessível através do cartão enviado para recebimento do benefício. O pagamento ficará sempre disponibilizado nos seguintes terminais de atendimento:

  • Agências da caixa.
  • Você também pode realizar os saques em casas lotéricas com o cartão e o seu documento de identidade.
  • Postos conveniados da Caixa Econômica Federal.
  • Autoatendimentos 24 horas que realizam operações da Caixa Econômica Federal.

Conclusão

Neste artigo vimos informações completas sobre esse importante programa de melhoria de vida para famílias de baixa renda: o Bolsa Verde. Ele está disponível para pessoas que moram em áreas verdes que precisam de preservação ambiental.

O programa funciona como forma de ajudar na renda das famílias, bem como para incentivar atuações sustentáveis nas regiões selecionadas. Você gostou deste artigo? Compartilhe nas redes sociais e com todos os que estão procurando informações sobre esse programa ecológico de geração de renda.

Leave a Reply