Brasil Sorridente 2019 → Programa de Saúde Bucal GRATUITO

De acordo com a legislação, o Sistema Único de Saúde – SUS precisa ofertar gratuitamente todos os serviços relacionados à saúde da população, o que inclui a saúde bucal. Porém, as unidades de saúde federais, estaduais e municipais não estavam preparadas para oferecer os serviços de dentista. Por isso, surgiu o Programa Brasil Sorridente 2019.
Programa Brasil Sorridente 2019
O Programa Brasil Sorridente foi criado, na verdade, em 2004, após levantamentos de informações relativas à saúde bucal dos brasileiros demonstrarem resultados nada agradáveis. Porém, em todos esses anos o Programa vem sendo ampliado. Confira agora como funciona o Brasil Sorridente 2019.

A campanha se chama “Brasil Sorridente – Saúde Bucal Levado a Sério”.

Quem pode participar do Brasil Sorridente?

Como o SUS tem que garantir a saúde da população de maneira universal, sem distinção de cor, sexo, condição financeira etc. todos os brasileiros podem se inscrever para participar do Brasil Sorridente 2019. Porém, ainda existe deficiência de infraestrutura viável para atender a todos, então existe uma fila onde é dada prioridade às famílias de baixa renda.
brasil sorridente atendimento
Obviamente, famílias de baixa renda, em condição de pobreza e extrema pobreza, são as que mais precisam deste serviço. Podem participar todos os cidadãos que possuem algum tipo de problema dentário, mas principalmente, o Brasil Sorridente preza pela prevenção, convidando a todas as pessoas, mesmo que não tenham problemas, a realizarem seu cadastro e frequentarem o dentista regularmente.

Para atender a todos, o Programa Brasil Sorridente 2019 está ampliando seu alcance, implantando muitos novos centros de atendimento dentário. O Programa vem atuando em várias frentes, incluindo o Brasil Sorridente Indígena e tem parceria com vários outros projetos do governo, como o Brasil sem Miséria, Programa Saúde na Escola e o Plano Nacional para Pessoas com Deficiência.

Se você deseja participar do Programa, deve procurar um posto de saúde próximo a sua residência e verificar se o seu município já é um participante. Mesmo que não seja, muitos postos de saúde possuem atendimento dentário, mesmo que ainda sem a bandeira do Brasil Sorridente.
o que é brasil sorridente?

Programa Brasil Sorridente: O que é?

Como vimos, o Brasil Sorridente presta atendimento de saúde bucal de forma gratuita e efetiva. O Programa faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal.

O principal objetivo do Brasil Sorridente é a prevenção, seguida do tratamento da saúde bucal dos cidadãos. O Programa busca garantir isso através da qualificação dos serviços oferecidos, da intensificação das ações e da reorganização prática do que já existia no SUS com relação aos tratamentos dentários.

Os principais meios de atuação do Programa em 2019 são os CEO – Centros de Especialidades Odontológicas e os Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias.
Os serviços oferecidos por essas unidades de saúde bucal são:

  • Diagnóstico bucal com ações preventivas do câncer de boca;
  • Periodontia especializada;
  • Cirurgias orais de todos os tipos;
  • Endodontia;
  • Atendimento especial aos PNE.

O Programa também conta em 2019 com unidades móveis, que atendem às populações mais afastadas dos grandes centros. Trata-se do “Brasil Sorridente Móvel – Saúde Bucal Levada até Você.
brasil sorridente unidade móvel

brasil sorridente atendimento móvel

Cadastro Brasil Sorridente 2019

ATENÇÃO: Têm surgido notícias, repassadas nas redes sociais, para que se faça cadastro online do Brasil Sorridente. Essas notícias são mentirosas, pois não há cadastro online para o Programa Brasil Sorridente.

Os cadastros são feitos nas unidades de saúde como postos de saúde municipais, ou mesmo na unidades de atendimento móvel do Brasil Sorridente. Curtiu? Compartilha esse artigo nas redes sociais!

Leave a Reply