CALENDÁRIO BOLSA FAMÍLIA 2019 → Tabelas e Datas

O Bolsa Família é um programa social do governo federal que visa ampliar o acesso das famílias de baixa renda a direitos sociais básicos, previstos na Constituição Federal, como saúde, educação etc. e, principalmente, alimentação digna. O calendário Bolsa Família 2019 já está disponível.
Calendário Bolsa Família 2019
Neste artigo completo sobre o Bolsa Família você terá acesso ao calendário, bem como tabelas e datas, informações gerais sobre o benefício e muito mais. Acompanhe e fique sabendo tudo sobre o Bolsa Família 2019.

Quem tem direito ao Bolsa Família 2019?

O benefício é destinado às famílias que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza, mas se você tem dúvidas de quanto isso significa em valores monetários, fique por dentro agora mesmo.

Existem dois tipos de benefícios, o Básico e o Variável. As famílias em situação de extrema pobreza fazem jus aos dois tipos de benefícios, enquanto quem se encontra em situação de pobreza, apenas, só recebe o benefício variável. É considerada em situação de extrema pobreza a família que apresenta renda mensal por pessoa de até R$ 89,00.

O benefício variável, porém, é pago apenas às famílias que apresentam em sua composição, indivíduos menores de idade, até 17 anos. É preciso haver criança, adolescente, bebês ou nascituros, ou seja, gestantes se encaixam nos requisitos para receber o benefício variável.

Em resumo, tem direito ao Bolsa Família 2019 as famílias em situação de pobreza extrema e também aquelas em situação de pobreza que possuem menores de idade em sua composição.

Para saber a renda por pessoa na família, basta somar todas as rendas de quem trabalha e dividir pelo número total de pessoas na casa. Por exemplo: João e Maria têm 7 filhos e apenas Maria está trabalhando, recebendo um salário-mínimo de R$ 900, arredondando. 900 para 9 pessoas dá uma renda de 100 Reais por pessoa.

Como receber Bolsa Família 2019?

Se você se encontra em situação de extrema pobreza ou pobreza, com menores na família e deseja receber o Bolsa Família em 2019, o primeiro passo é fazer o seu cadastramento no CadÚnico do Governo Federal. Para participar de qualquer programa social do governo é preciso estar no CadÚnico.

Para isso, você precisa ir até o CRAS – Centro de Referência e Assistência Social mais próximo da sua residência e levar a documentação exigida, incluindo dos menores de idade, caso haja. É importante lembrar que existem outros requisitos a cumprir para poder receber o auxílio Bolsa Família, veja:

  • Inclusão da família, pela prefeitura, no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico;
  • Seleção pelo Ministério do Desenvolvimento Social;
  • No caso de existência de gestantes, o comparecimento às consultas de pré-natal, conforme calendário preconizado pelo Ministério da Saúde (MS);
  • Participação em atividades educativas ofertadas pelo MS sobre aleitamento materno e alimentação saudável, no caso de inclusão de nutrizes (mães que amamentam);
  • Manter em dia o cartão de vacinação das crianças de 0 a 7 anos;
  • Acompanhamento da saúde de mulheres na faixa de 14 a 44 anos;
  • Garantir frequência mínima de 85% na escola, para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, e de 75%, para adolescentes de 16 e 17 anos.

Calendário Bolsa família 2019 de pagamentos

Cumpridos os requisitos e após ser selecionada, o cartão do Bolsa Família chega em casa e já é possível realizar o saque do valor mensal devido. O calendário abaixo mostra as datas dos pagamentos, seguindo a ordem de acordo com o número do NIS – Número de Inscrição Social do titular do Bolsa Família.

Na tabela acima, é possível identificar a data do pagamento de acordo com o algarismo final do seu número NIS.

Como Consultar o Saldo do Bolsa Família?

Quem já recebe o benefício e deseja consultar o saldo, pode fazer isso de diversas maneiras. É possível ir até uma Casa Lotérica com o cartão e documento de identidade e perguntar o saldo, bem como realizar o saque. Da mesma forma é possível fazer isso nas agências da Caixa Econômica Federal.

Nos caixas eletrônicos das agências da Caixa, também é possível consultar saldo e sacar o valor, desde que tenha sido cadastrada a senha Bolsa Família 2019 em uma agência da Caixa. Nesse caso, não é preciso portar documento de identificação.

Outra forma de consultar o saldo do Bolsa Família em 2019 é através do aplicativo oficial do Bolsa Família, como veremos adiante. Ou ainda, pela internet, no site da Caixa, na seção dos benefícios sociais.

Consultar saldo Bolsa Família 2019 pelo site

Basta entrar no site www.beneficiossociais.caixa.gov.br e informar seu número NIS na seção “identificação do usuário” e senha, que é a mesma do cartão Bolsa Família. Veja a imagem:
imagem

Consultar saldo Bolsa Família 2019 pelo aplicativo

Para consultar o saldo pelo aplicativo, basta fazer o download do mesmo, no primeiro momento não é preciso nenhum tipo de login e você verá a seguinte tela:
Aplicativo Bolsa Família

Logo no começo é possível identificar a seção “Consulte seu benefício”. Basta clicar ali e informar o CPF do titular ou número NIS, depois clicar em “Acessar”.

Saldo do Bolsa Família

Recadastramento do Bolsa Família 2019?

Há dois casos onde é necessário fazer o recadastramento do Bolsa Família, por Revisão Cadastral ou por Averiguação. A averiguação é um procedimento padrão, enquanto a Revisão Cadastral é solicitada quando há incompatibilidade entre os dados cadastrados e os dados reais.
Para atualizar os dados ou fazer o recadastramento no Bolsa Família, basta ir até o CRAS mais próximo da sua casa com os mesmos documentos exigidos no primeiro cadastramento. Mesmo que não receba comunicado de necessidade de recadastramento, mantenha seus dados atualizados todo ano, porque há muitos casos de bloqueio e cancelamento do Bolsa Família, devido à falhas nos dados cadastrais.

Calendário Bolsa Família 2019 pelo aplicativo

Pelo aplicativo do Bolsa Família também é possível consultar o calendário 2019 do programa que, como dissemos, já está disponível. Para isso, na tela inicial clique em “Calendário de Pagamentos” e informe o algarismo final do seu número NIS. Veja:
Consulta NIS - Bolsa Família
Tentamos trazer aqui tudo de mais importante sobre o Bolsa Família 2019 mas, obviamente, existem outros aspectos não abordados nesse artigo. Se você precisa saber outra coisa sobre o Bolsa Família, deixe um comentário aqui abaixo agora mesmo que responderemos pra você.

Leave a Reply