Calendário de Vacinação 2019 ATUALIZADO Infantil, Idoso, Gestante


 

Todos sabemos da importância da vacinação, principalmente em crianças e idosos, devido aos problemas de saúde que podem ser evitados e até mesmo, casos de óbito. Por isso também, a vacinação é obrigatória para quem participa do Programa Bolsa Família. Então veja esse artigo com o calendário de vacinação 2019 atualizado para idosos, gestantes e crianças e também não perca as campanhas de vacinação.

Vacinação 2019

Calendário de Vacinação

O calendário de vacinação traz as datas em que é recomendado tomar as vacinas na rede pública de saúde, clínicas da família, Unidades Básicas de Saúde – UBS, postos de saúde e outros locais particulares. Segundo o Portal do Ministério da Saúde a maioria das vacinas é destinada às crianças, mas também existem campanhas para todas as outras faixas etárias.

O Ministério da Saúde adverte que o ideal é que todas as vacinas sejam tomadas na idade correta. Mas, se perder o prazo de vacinação, você deve ir ao local de vacinação e atualizar as vacinas. Por isso, fique por dentro do calendário de vacinação e não perca os prazos!

Mudanças no Calendário de Vacinação 2018 e 2019

Para 2019 o SUS mudou algumas coisas na vacinação em relação ao ano passado, 2018. Vejas as mudanças em algumas vacinas:

  • Hepatite A, liberada até 2 anos, passou para até 5 anos de idade;
  • Tetra viral, liberada até 2 anos, passou para até 4 anos de idade;
  • Meningocócica C em crianças era liberada até 2 anos e passou para até 4 anos;
  • HPV antes só para meninas de 9 a 13 anos, passou para até 14 anos e para meninos de 12 a 13 anos;
  • dTpa antes para gestantes a partir da 27ª semana, passou a ser para a partir da 20ª semana e até 45 dias após o parto. Antes, ia da semana 27 até a 36, apenas.

campanhas de vacinação 2019

Campanhas de Vacinação 2019

Todos os anos, o Ministério da Saúde promove duas campanhas de vacinação, em parceria com as secretarias de saúde de cada estado e município da Federação, além do Distrito Federal.

No primeiro semestre do ano há uma campanha de vacinação contra a gripe, visando a chegada do inverno. Também há uma campanha de atualização da caderneta de vacinação, que visa dar uma oportunidade a quem não levou os menores para tomar todas as vacinas, de colocá-las em dia, visto que as campanhas são feitas em locais de mais fácil acesso, como escolas etc.

A cada 4 anos, o Governo faz uma campanha contra o sarampo, que visa imunizar todas as crianças menores de 5 anos de idade.

Também há campanhas de vacinação especial para os indígenas. Consulte aqui sobre vacinação indígena 2019.

Aplicativo de Celular – App Minhas Vacinas

Aplicativo Minhas Vacinas
A Sociedade Brasileira de Imunizações é o órgão responsável por organizar o calendário de vacinação. E para facilitar a vida dos brasileiros, eles desenvolveram um app, em parceria com o laboratório Pfizer, que ajuda a não perder os prazos de cada vacina. Confira agora como usar o aplicativo Minhas Vacinas, que pode ser baixado para Android ou iPhone!

Baixe para Android: https://play.google.com/minhas-vacinas
Baixe para iPhone: https://itunes.apple.com/minhas-vacinas

Após baixar e instalar o aplicativo Minhas Vacinas 2019, você poderá preencher as informações em seu perfil, para que o app indique qual o calendário referente a sua idade, ou na condição de gestante, por exemplo.

No aplicativo você tem uma versão virtual da caderneta de vacinação, onde ficam os registros das vacinas tomadas, além da indicação do que ainda precisa ser administrado.

O app também alerta quando a data de tomar a próxima vacina está chegando, tem uma seção exclusiva para vacinas ocupacionais, dependendo da sua profissão e informa o local mais próximo da sua residência onde a vacina pode ser adquirida, mesmo se você quiser tomá-la na rede particular de saúde. Afinal, a SBIm controla as vacinas tanto da rede pública, quanto da particular.

Calendário de Vacinação Infantil 2019

Calendário Vacinação 2019

Calendário de Vacinação do Adolescente 2019

  • 12 aos 13 anos: HPV para meninos
  • 11 aos 19 anos: Febre amarela, 1 dose
  • 11 aos 19 anos: Febre amarela, reforço, se necessário
  • 11 aos 19 anos: Tríplice Viral, 2 doses
  • 11 aos 19 anos: Hepatite B, 3 doses, caso nunca tenha tomado
  • 11 aos 19 anos: Meningocócica C, reforço da tomada na infância
  • 11 aos 19 anos: Dupla adulto, 1 dose, reforço a cada 10 anos.

Calendário de Vacinação para Gestantes 2019

Vacinação Gestantes

Calendário de Vacinação do Adulto 2019

Calendário Vacinas Adulto 2019

Fonte: http://multimidia.curitiba.pr.gov.br

Calendário de Vacinação do Idoso 2019

Calendário Vacinação Idosos 2019

Fonte: http://multimidia.curitiba.pr.gov.br

Calendário Nacional de Vacinação 2019 PDF

Confira os mais diversos tipos de Calendários em PDF, nesse link aqui.

Esse foi o artigo completo sobre vacinação 2019. Aqui você tem todos os calendários e ainda aprendeu tudo sobre o app Minhas Vacinas. Ainda resta alguma dúvida? Escreve pra gente nos comentários!

Leave a Reply