Carta de Concessão INSS – Como conferir valores da Aposentadoria


 

Milhares de brasileiros sonham em receber a Carta de Concessão do INSS, com uma resposta positiva sobre o requerimento de aposentadoria. Trata-se de um documento de caráter informativo, que traz a decisão da instituição sobre um pedido realizado pelo segurado. Nesse artigo vamos falar tudo sobre o assunto.

Carta de Concessão INSS

O que é?

Se você está querendo saber como conferir valores da aposentadoria na Carta de Concessão do INSS, está no lugar certo. Muitos brasileiros não sabem o que é essa carta ou o que ela representa. Por isso, vale a pena ler algumas informações a respeito, para não ter dor de cabeça.

A Carta de Concessão do INSS é um documento que repassa ao beneficiário informações sobre o seu benefício. As principais informações são a forma de cálculo e dados sobre a instituição pagadora (banco no qual o benefício será creditado mensalmente).

Nesse artigo vamos ensinar como conferir valores da aposentadoria na Carta de Concessão do INSS de forma simples e rápida. Dessa forma, ao receber a sua carta, você conseguirá identificar com clareza os dados ali mencionados. E se você não receber em casa, vamos mostrar como obter a carta pela internet.

Como Obter a Carta de Concessão INSS

A Carta de Concessão do INSS é enviada ao beneficiário, diretamente para o seu endereço cadastrado. Mas se você não recebeu ou por algum motivo perdeu o documento, poderá obter uma via através da internet ou comparecendo a uma das agências do INSS.

Para acessar a sua Carta de Concessão do INSS pela internet, siga esses passos:

  1. Acesse esse link e clique em “solicitar” (botão amarelo) https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/carta-de-concessao-e-memoria-de-calculo/
    Carta de Concessão do Benefício
  2. Você será direcionado para o portal Meu INSS
  3. Faça login na plataforma. Se for o seu primeiro acesso, faça um cadastro rápido, clicando em “primeiro acesso”.
  4. Depois de fazer login, clique em “Carta de Concessão de Benefício”.
    Meu INSS
  5. Uma mensagem aparecerá na tela, com os seguintes dizeres “Enviando Carta de Concessão para o Benefício”.
  6. O download da Carta começará de forma automática e você terá um arquivo PDF idêntico à carta física enviada ao seu endereço.

Verificando a carta de concessão da aposentadoria

Com a Carta de Concessão do INSS em mãos, está na hora de fazer a verificação. Em primeiro lugar, certifique-se de que a carta está com os dados corretos. Procure pelo seu nome, data de requerimento do benefício etc.

Essa verificação ajuda a identificar fraudes e até mesmo erros cometidos pelo INSS. Aproveite para dar uma verificada se todas as suas contribuições (a partir de 1994) foram observadas pelo órgão na hora de fazer a conta.

Como encontrar o valor correto da aposentadoria

No momento de conferir os valores da aposentadoria na Carta de Concessão do INSS você verá uma cifra indicativa do valor a ser recebido no primeiro mês. Trata-se da renda mensal inicial, que poderá aumentar um pouco de ano em ano.

O cálculo do INSS pode ser complexo para quem não tem familiaridade com o assunto. São muitos números e índices utilizados para chegar ao valor final. Mas, se por algum motivo o valor encontrado parecer abaixo do que deveria ser, você pode solicitar a revisão do benefício, de forma gratuita.

Cálculo para cada tipo de aposentadoria

A fórmula aplicada pelo INSS para a definição do valor da aposentadoria varia muito. Existem a aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez etc.

A Carta de Concessão da aposentadoria do INSS indicará qual o regime de aposentadoria requerido pelo beneficiário. Por exemplo, na aposentadoria por idade o cálculo leva em consideração 70% da média salarial, agregado de 1% para cada ano de contribuição.

Já na aposentadoria por tempo de contribuição, além da regra 85/95 (soma da idade com o tempo de contribuição), é aplicado o fator previdenciário, que deixa o valor do benefício um pouco mais baixo.

Informações da carta de concessão

Mas afinal de contas, quais informações estarão presentes na sua Carta de Concessão do Benefício do INSS? Listamos quais são eles:

  1. Fator previdenciário: trata-se de um índice aplicado pelo INSS em algumas modalidades de aposentadoria.
  2. Tempo de contribuição: tempo em que o beneficiário efetivamente contribuiu para a previdência, através de pagamentos mensais.
  3. Salário de benefício: trata-se do salário médio, obtido através de uma conta matemática que observa os últimos maiores salários recebidos pelo beneficiário.
  4. Renda mensal inicial: valor a ser recebido pelo segurado no primeiro mês de concessão do benefício. O valor pode sofrer acréscimos anualmente.

Agora que você já sabe tudo sobre a Carta de Concessão do INSS, está na hora de conferir a sua. Se alguma coisa estiver errada, não pense duas vezes antes de agendar um atendimento para ter esclarecimentos.

Leave a Reply