CARTÃO SUS 2019 →【Cartão Nacional do SUS, CadWeb, Consulta】

Cartão SUS

O que é o SUS – Sistema Único de Saúde?

O SUS é o sistema adotado pelo Governo Federal para cuidar da saúde da população. Com o SUS toda a responsabilidade com a saúde do povo fica por conta do Governo, que deve ofertar todas as questões ligadas à saúde através das instituições federais em parceria com os estados e municípios. Esse sistema foi inspirado no modelo utilizado pela Inglaterra e garante que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado.

Através do SUS, são oferecidos todos os serviços de saúde necessários, para qualquer cidadão brasileiro ou estrangeiro (alguns serviços) que esteja no País. Desde atendimentos de emergência, até consultas, acompanhamento pré-natal e terapias intensivas, entre outros, são oferecidos nas instituições públicas de saúde de todas as esferas de governo.
CADSUS WEB - CADWEB SUS

CadWeb SUS

Para controlar todas as informações sobre os pacientes do SUS, os funcionários das unidades de saúde, como hospitais, postos de saúde, UPAs e clínicas da família, por exemplo, utilizam o Cadastro Web para o Sistema, conhecido com CadWeb SUS.

Através desse sistema online, as informações ficam centralizadas, permitindo que sejam acessadas de qualquer unidade de saúde com rapidez, inclusive o histórico médico do paciente e dados sobre medicamentos da Farmácia Popular.

Isso é muito importante, principalmente em casos de acidentes graves ou atendimentos de emergência em geral, que necessitam dessa agilidade na consulta às informações. Cada paciente fica registrado no CadWeb SUS com um número de identificação, impresso no Cartão SUS 2019.

Benefícios do CADSUS WEB

Usuários: identificação imediata, rapidez no atendimento e marcação de exames e consultas com menor burocracia;

Gestores: apoio ao planejamento na determinação de prioridades das ações de saúde; auxilio na otimização da distribuição de medicamentos adquiridos pelo SUS;

Profissionais de saúde: possibilidade de identificação imediata do usuário, maior rapidez e qualidade no atendimento aos pacientes e facilidade na marcação de consultas e exames.

Consulta SUS

Portal de Saúde do Cidadão

Para que o cidadão possa consultar suas informações no sistema eletrônico do SUS, ele precisa ter acesso ao portal. No primeiro acesso ao portal ele deverá realizar um cadastro, conforme vamos orientar abaixo.
Para realizar o cadastro o cidadão precisa ter o cartão SUS, que é feito diretamente nas unidades de saúde, ou realizar o cadastro prévio no sistema, para adiantar o processo de emissão do Cartão SUS em uma unidade de saúde qualquer.
Portal de Saúde do Cidadão

Primeiro acesso ao portal

No primeiro acesso ao portal do Sistema Único de Saúde para o cidadão, você deve realizar o preenchimento de algumas informações para obter o login e a senha necessários para consultas SUS. Para isso, siga este passo a passo exatamente como informado adiante:

  1. Acesse o Portal de Saúde do Cidadão em https://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/ ;
  2. Selecione Pré-cadastro do Cartão Nacional de Saúde – CNS;
  3. Preencha as informações solicitadas e siga as demais instruções.

Mesmo no primeiro acesso ao portal, caso o cidadão já possua o CNS, basta entrar com o número do cartão e senha cadastrada, para poder realizar qualquer consulta.

Busca por Nome

Para verificar os dados de acesso, é possível fazer a busca por nome ou por outras informações, conforme veremos os procedimentos abaixo. Primeiro, veja o passo a passo para realizar uma busca por nome:

  1. Acesse a página de consulta;
  2. Informe o nome completo;
  3. CPF;
  4. Data de Nascimento;
  5. Cidade de nascimento;
  6. Nome da mãe.

Busca por Número SUS, CPF e DNV

O número SUS é o número que vem impresso no Cartão SUS e também pode ser usado no Portal para acesso ao sistema.

Também são usados CPF ou CNV, que é a declaração de criança nascida viva que o hospital fornece e é usada para obter a certidão de nascimento. Todos esses documentos servem para fazer a consulta no Portal.

Acesse o sistema seguindo os mesmos passos acima e preencha as informações conforme a opção de consulta. Nunca esqueça de marcar a caixa do Captcha anti-spam.

Aplicativo do Cartão SUS

APLICATIVO MEU DIGISUS
O aplicativo oficial do SUS para os cidadãos é o Meu digiSUS, feito pela DATASUS, a empresa de tecnologia responsável pelo Sistema Único de Saúde do Brasil.

Para baixá-lo, basta ir até a loja do Google para Android ou do iPhone e fazer o download gratuito.

Através do aplicativo do Cartão SUS, é possível visualizar agendamentos de consultas, histórico de atendimentos e procedimentos realizados etc. Também é possível fazer uma avaliação de um atendimento, que fica registrada para a ouvidoria do Ministério da Saúde, que também fica ciente caso o atendimento não seja realizado.

O programa também tem uma seção chamada Minha Saúde, onde é possível verificar vacinas tomadas, medicamentos utilizados e até mesmo a sua posição em uma lista de transplantes. A seção Serviços de Saúde exibe uma lista das unidades de saúde mais próximas da sua residência e que tipo de atendimento é prestado, de acordo com a sua necessidade no momento.
Cartão SUS

Como fazer Cartão do SUS?

O Cartão do SUS é feito automaticamente quando o cidadão vai até uma unidade de saúde pública e ainda não possui o cartão, desde que tenha consigo RG, CPF e Certidão de nascimento ou casamento, se for o caso. Também é possível visitar uma unidade de saúde apenas para solicitar o Cartão CNS, bastando levar consigo os documentos listados anteriormente. Postos de Saúde podem exigir também o Comprovante de Residência, mas hospitais, UPAs etc. não costumam pedir esse documento.

Pré Cadastro do Cartão SUS Online

Como vimos anteriormente, através do Portal de Saúde do Cidadão é possível realizar o pré-cadastro do Cartão SUS, para que ele seja emitido por uma unidade de saúde. Porém, ao realizar o cadastro prévio, é gerado um número de protocolo e o cidadão deve ir até um estabelecimento credenciado para validar esse protocolo.

Esse cadastro prévio tem validade de 90 dias e, caso não seja validado por um agente público, o cidadão precisa fazer tudo novamente para obter o Cartão Nacional de Saúde.

Compartilhe este artigo no Facebook e deixe um curtir. Se tiver alguma dúvida, basta comentar aqui embaixo!

Leave a Reply