Certidão de Quitação Eleitoral: Como retirar ONLINE


 

Se você necessita comprovar que está em dia com a Justiça Eleitoral (ou não), é preciso emitir uma Certidão de Quitação Eleitoral. O processo é extremamente simples, e pode ser feito através do site do TSE desde Outubro do ano passado (2018).

A seguir, saiba como retirar a sua Certidão, e assim, utilizar este documento para a ocasião necessária.

Como descobrir o número do Título de Eleitor

Para emitir a sua Certidão de Quitação, é preciso emitir corretamente o número do Título de Eleitor. Você poderá descobri-lo de algumas formas:

  • Através do documento físico, em que o número se encontra num local facilmente visível.
  • Em seu e-Título, caso já possua o aplicativo em seu celular.
  • Pelo site do TSE.

Se você não dispõe do documento físico nem do aplicativo, será preciso realizar uma consulta do site do TSE. O procedimento é bastante simples, basta informar seu nome, data de nascimento e nome da sua mãe.

O link de acesso é este: http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/titulo-de-eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome. Ao acessá-lo, você será direcionado para a seguinte página:

Certidão de Quitação Eleitoral

Informe corretamente os seus dados, ative a opção “não sou um robô”, e será direcionado para a página do seu título eleitoral.

Lá, encontrará dados eleitorais (que informam o local de votação) e também o número de inscrição, que é a “identidade” do seu título, e será requisitado na solicitação da Certidão de Quitação.

Para que serve a Certidão de Quitação Eleitoral

A Certidão de Quitação Eleitoral é um documento que comprova a sua regularidade com a Justiça Eleitoral. Para isso, você deve ter participado das últimas eleições, não ter cometido crimes eleitorais, dentre outros requisitos.

O documento costuma ser requerido em algumas das seguintes situações:

  • Prestação de provas de concursos públicos;
  • Assumir determinados cargos de trabalho;
  • Obter empréstimos em alguns bancos;
  • Solicitar passaporte ou carteira de identidade;
  • Receber vencimentos, remunerações ou salários de emprego público.

Dentre outros!

Como tirar a Certidão de Quitação pelo TSE

O Tribunal Superior Eleitoral, desde 2018, disponibiliza a emissão de Certidões de Quitação pela Internet, mediante o preenchimento de um formulário.

Lembre-se que é muito importante informar todos os seus dados corretamente, e também ter o número de inscrição em mãos (o qual foi explicado anteriormente).

Para solicitar a sua certidão, acesse o seguinte link: http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral. Abrirá a seguinte tela em seu computador:

Como Tirar o Certidão de Quitação Eleitoral

Neste momento, informe corretamente todos os dados: nome do eleitor, número do título, data de nascimento, nome do pai e nome da mãe. Ao final, assinale a opção “Não sou um robô”, e envie os seus dados.

Aparecerá em sua tela o documento de comprovação da sua situação atual com a Justiça Eleitoral. Se necessitar utilizá-lo como documento, é preciso validar a Certidão.

Para isso, retorne ao link dado anteriormente, e escolha a opção “Validação de Título”. Agora, tenha acesso ao documento, imprima-o e utilize para o que for necessário.

Situações em que a Certidão de Quitação não pode ser emitida pelo site do TSE

Algumas pessoas, ao solicitar a Certidão pelo site, podem não conseguir fazê-lo, principalmente devido à presença de divergências de dados e informações.

Caso você não esteja em dia com a Justiça Eleitoral, este pode ser um impedimento para gerar a sua certidão.

Nestas situações, busque o Cartório Eleitoral mais próximo de seu endereço.

Emitir Certidão de Quitação Eleitoral pelo Cartório 150

Se você tiver problemas em emitir a sua Certidão pela Internet, ou ainda preferir fazê-lo presencialmente, basta procurar o cartório Eleitoral mais próximo do seu endereço.

Para residentes do município de Fernandopólis, a solicitação poderá ser feita no cartório 150, situado na Rua Brasileiros, 638, Centro.

Não se esqueça de levar o seu título de Eleitor (ou ter em mãos o e-Título) e um documento de identificação com foto, para que a solicitação se torne possível.

Como regularizar a situação do Título de Eleitor

A primeira forma de saber se você possui débitos com a Justiça Eleitoral, é conhecendo a situação do seu título. Para isso, acesse o seguinte link: http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/titulo-de-eleitor/situacao-eleitoral/consulta-por-nome.

Preencha corretamente seu nome e data de nascimento, e será direcionado para uma página onde poderá averiguar se o título está regularizado ou não.

Os títulos tornam-se irregulares depois de 3 eleições sem votar ou sem justificar a ausência, e necessitam de regularização para que seja possível participar das próximas eleições.

Tal processo de regularização é feito em Cartório Eleitoral, e, para isso, busque o serviço mais próximo do seu endereço. Busque fazê-lo um tempo antes das eleições, pois além de existirem prazos, você evitará filas e transtornos.

Leave a Reply