CERTIDÃO FGTS →【O que É, Como Tirar, Consulta, CND e CRF】

O FGTS é um assunto bastante comentado na sociedade brasileira. Apesar de ser muito discutido, muitos cidadãos brasileiros ainda têm muita dúvida sobre o funcionamento desse benefício.

Isso acontece porque o Brasil é um país que contém muita burocracia na hora de fornecer qualquer tipo de benefício, até mesmo aqueles que o trabalhador brasileiro tem direito por lei. Para ajudar você que está confuso sobre o funcionamento do FGTS, e como serão as coisas agora no ano de 2019, resolvi trazer aqui neste artigo, algumas dicas que podem lhe ajudar a entender melhor este benefício. Vamos conhecê-los?

O que é a Certidão CRF FGTS?

A certidão CRF é muito importante para o cidadão que está indo retirar o seu FGTS. Se trata do único documento que comprova de fato a regularidade do empregador perante ao FGTS, sendo um documento que só pode ser emitido pela Caixa Econômica Federal.

É muito importante garantir que este documento esteja em ordem, pois caso o contrário, a empresa e o trabalhador poderão ter problemas no futuro com relação ao FGTS.

Como tirar a certidão FGTS?

A Caixa Econômica Federal traz para o cidadão a possibilidade de consulta online da situação da empresa, no que se refere ao FGTS.

Através do CRF (certificado de regularidade do FGTS) ou CND (certidão negativa de débitos).

Para que você possa retirá-los, basta estar em dia com as obrigações legais em relação ao FGTS.

É importante lembrar que ambos os documentos só podem ser emitidos pela Caixa Econômica Federal.

Consulta Certidão Fundo de Garantia

A consulta da certidão fundo de garantia deve ser realizada por qualquer trabalhador que desempenha atividades profissionais. Se trata de uma consulta que pode ser feita não só porque se encontra empregado, como também por profissionais que tiveram seus serviços dispensados.

Para que você possa realizar a consulta, basta seguir o passo-a-passo que eu preparei aqui embaixo:

Em primeiro lugar, acesse o link: https://consulta-crf.caixa.gov.br/Cidadao/Crf/FgeCfSCriteriosPesquisa.asp

Irá se deparar com a seguinte tela que colocarei abaixo:

Certidão FGTS

Preencha os campos com todas as informações que se encontram sendo requisitadas.

Após realizar o preenchimento de todas as informações, clique no botão consultar para ter em mãos a certidão FGTS.

Como Imprimir a Segunda Via do FGTS

O FGTS é uma modalidade que realmente pode oferecer muita qualidade de vida e principalmente financeira aos brasileiros. Justamente por isso, este benefício se encontra devidamente legalizado, exigindo que o trabalhador esteja dentro da lei para poder adquiri-lo.

Quando o assunto é o FGTS, muitas pessoas têm dúvida com relação a qual é o método correto de solicitar a segunda via deste benefício.

Como FGTS é pago pelo banco Caixa Econômica Federal, consequentemente o extrato deste benefício pode ser adquirido junto a essa instituição financeira.

Essa via ou o extrato detalhado do seu FGTS pode ser adquirido através da internet, devido aos avanços da tecnologia, muitos procedimentos se tornaram automáticos hoje em dia.

Para que você possa realizar este processo, basta acessar o site oficial da Caixa Econômica Federal. Lá, você irá encontrar um passo a passo detalhado de como realizar este procedimento.

Quem tem direito a certidão FGTS?

Qualquer cidadão que trabalha sobre o regime CLT, tem direito a certidão FGTS uma vez que precisa sacar o seu benefício.

O FGTS é um seguro fornecido apenas para profissionais que têm a carteira de trabalho assinada pela empresa. Profissionais que são categorizados como prestadores de serviços, ou até mesmo autônomos que vivem do próprio negócio, não tem direito ao FGTS.

O benefício é bastante simples de ser entendido, até porque, o FGTS é a reserva financeira que a empresa faz para garantir que o funcionário não saia completamente desamparado uma vez que seja dispensado pela companhia na qual costumava trabalhar.

Vale a pena trabalhar como profissional registrado para receber o FGTS?

Depende. O FGTS é conhecido por ser um investimento que rende menos do que a inflação, o que faz com que ele seja considerado como uma perda de dinheiro por muitos economistas.

Minha dica pessoal é: se você tiver como escolher, pegue o dinheiro e escolha um fundo de investimentos melhor para ele.

Essas foram as dicas que separei sobre como funciona a certidão FGTS, e para que ela será útil caso você venha a ser dispensado da empresa que costumava a prestar serviço. Aproveite essas e muitas outras dicas que se encontram a sua disposição aqui no nosso Blog.

Leave a Reply