CODHAB 2019 → Cadastro, Como Funciona, Quem tem Direito

Quem tem o sonho de ter uma casa própria e sair de vez do aluguel pode ser beneficiado com o programa Codhab 2019. Codhab significa Companhia de Desenvolvimento Habitacional e o projeto visa oferecer maiores facilidades na aquisição da casa própria, inclusive praticando menores juros.
Codhab 2019
Conheça agora todos os detalhes do Programa e confira o que é preciso para comprar uma casa através do Codhab 2019. Artigo completo, incluindo todos os passos para fazer o cadastro, funcionamento do Codhab e requisitos, para você saber quem tem direito ao benefício.

O que é o Codhab 2019

O projeto, também conhecido como Morar Bem, é uma parceria dos governos federal e estadual para facilitar a aquisição da casa própria por famílias até determinada renda, conforme veremos adiante. Os imóveis são construídos com qualidade, em loteamentos com rede de saneamento básico e ruas asfaltadas.

Também há estrutura de segurança pública, com postos policiais, além de escolas e postos de saúde nas proximidades. As obras também incluem iluminação pública nova e o governo exige alguns requisitos para as famílias interessadas em adquirir uma unidade.

Para conseguir um imóvel do Programa, é preciso passar por algumas etapas dentro do processo, como o cadastramento e a convocação Codhab 2019.

Como funciona o programa Codhab

Primeiro, é preciso fazer o cadastro para o Codhab 2019. Depois, aguardar a seleção dentro dos requisitos exigidos para o Codhab. Os principais requisitos Codhab 2019 são:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Renda máxima de 12 salários por família;
  • Não ter imóvel próprio no mesmo local;
  • Não estar em outro programa habitacional, como o Minha Casa Minha Vida, por exemplo.

Como em todos os programas sociais do Governo Federal, para participar é preciso estar cadastrado no CadÚnico, caso a sua renda familiar bruta seja de até R$ 1.600. Se você ainda não fez esse cadastro, deve procurar o CRAS – Centro de Referência em Assistência Social mais próximo da sua residência e providenciá-lo, levando os seguintes documentos:

  • Identificação oficial com foto (RG, CTPS etc.);
  • Certidão de casamento, caso tenha;
  • CPF;
  • CTPS – Carteira de trabalho;
  • Comprovante de residência atualizado (2 últimos meses);
  • Título Eleitoral.

Os cidadãos entram numa fila de convocação onde a prioridade é calculada através de uma pontuação, com base nas informações cadastrais. A pontuação varia de acordo com vários fatores, como o número de dependentes declarados e o tempo de residência no DF, além de idosos e pessoas com deficiência.
Veja abaixo como se cadastrar no Codhab e, caso já tenha feito e tenha tido problemas, veja também como se recadastrar. Lembrando que o programa contempla a população de Brasília, sendo preciso residir no estado há, pelo menos, 5 anos.

Cadastro Codhab 2019

O cadastro ou inscrição para o Codhab 2019 deve ser feito através do portal da Codhab. As datas específicas para fazer a inscrição são divulgadas no portal e nos meios de comunicação do DF, como os jornais locais e o Diário Oficial.

Deficientes físicos precisam declarar a condição especial no ato do cadastramento e comprová-la por meio de laudo médico e perícia médica no ato da entrega da documentação, caso seja contemplado com um imóvel e convocado. Deficientes físicos aumentam a pontuação, bem como idosos.

É possível cadastrar-se no Codhab 2019 de duas formas diferentes, o RII e o RIE. O RII significa Relação de Inscrição Individual e refere-se ao ato do cidadão se cadastrar individualmente. Mas é possível que o mesmo se cadastre por intermédio de uma cooperativa, associação ou sindicato de classe. Nesse caso, a aplicação é o RIE, Relação de Inscrição por Entidades.

As inscrições pelo RIE são feitas pela própria entidade e o cidadão não precisa se preocupar com os deveres para se inscrever, apenas manter contato e ficar informado junto à respectiva entidade.

Recadastramento Codhab 2019

Caso o cidadão já tenha aplicado uma inscrição para o Programa e não tenha sido convocado para receber o imóvel, ele deve estar acompanhando a pontuação e atualizando os dados pelo Portal, sempre que necessário.

É importante estar atento aos requisitos, prazos, contemplação etc no Codhab 2019, porque, desde 2015, não existe mais a possibilidade de fazer recadastramento caso seja contemplado e perca o prazo ou não comprove os requisitos.

Consulta Codhab

Através do Portal Codhab é possível consultar o andamento da inscrição e a pontuação acumulada. Ou então, vá até um posto de atendimento próximo à sua residência e solicite uma análise do seu cadastro, para saber se está tudo certo ou se precisa de alguma atualização.

Se a consulta que você deseja fazer é sobre dúvidas, aqui estão algumas perguntas frequentes respondidas na página oficial do Codhab:

  • O que significa indeferimento no cadastro?
  • O que significa convocado não habilitado?
  • Quem pode ser considerado dependente?
  • Como funciona a pontuação Codhab 2019?

Veja o passo a passo para consultar através do Portal Codhab 2019:

  1. Acesse o site oficial.
  2. Clique em “Habitação”.
  3. Clique em “Pesquisa por CPF”.
  4. Insira o número e clique em “Realizar Pesquisa”.

Quem tem direito ao Codhab 2019

Como vimos, tem direito a participar do programa quem tem renda familiar de até 12 salários-mínimos, reside em Brasília há mais de 5 anos e não participa de outros programas habitacionais do governo. Além disso, é preciso estar em dia com as obrigações eleitorais e comprovar todos os requisitos e informações declarados na inscrição, no ato da convocação para receber o imóvel.

Quem não cumprir os requisitos ou não comprovar as declarações, terá o cadastro Codhab indeferido definitivamente, pois agora não é mais possível recadastramento após indeferimento.

Quem recusar oferta de contemplação por duas vezes, ainda pode participar. Porém, recusando um imóvel pela terceira vez, o cidadão é excluído definitivamente do programa, passando à condição de “desistente” do Codhab 2019 Distrito Federal.

Ainda ficou com alguma dúvida sobre o Codhab 2019? Deixe um comentário que responderemos o mais breve possível.

Não esqueça de compartilhar essas informações no Facebook para que mais pessoas possam ter acesso ao Programa e conquistar a casa própria.

Leave a Reply