CONSULTA CIDADÃO → Consulta Cadastro Único pelo Nome

Antes de criação do Consulta Cidadão, a pessoa que era inserida em programas sociais do governo precisava se dirigir a um CRAS de sua região para obter suas informações cadastrais. Essa ferramenta de consulta online foi criada para facilitar o acesso dos cidadãos a essas informações.

Consulta Cidadão - Cadastro Único

Ela fica disponível no site do Ministério do Desenvolvimento Social e permite que o usuário verifique se está cadastrado em um NIS que pode ser usado para solicitação de isenção da taxa do ENEM ou em concursos públicos.

O que é consulta cidadão?

Vamos oferecer adiante uma definição mais detalhada e elucidativa sobre a consulta cidadão. A ferramenta online Consulta Cidadão está disponível no site da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social. Após o acesso correto no site, você poderá verificar se está cadastrado nesse programa do Governo Federal.

  • O cadastro serve também para que você verifique os dados e gere um comprovante de cadastramento para impressão.
  • O comprovante de cadastramento terá a seguinte frase de mensagem na página disponível para imprimir: “Sua família está cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal! “

Haverá diversas informações sobre a pessoa que realizou a consulta e sobre sua família como

    1. Nome do usuário que realizou a consulta.
    2. Número de NIS relacionado ao consultante.
    3. Data de nascimento, nome da mãe e data de cadastramento da família.
    4. Município e Unidade Federal de cadastramento do usuário.
    5. Nome completo de todos os integrantes da família, bem como suas datas de nascimento.
    6. Faixa de renda total da família.

Cada comprovante de renda emitido reflete informações que foram previamente registradas na base de dados do Cadastro Único. Normalmente os comprovantes serão referentes a essas informações com um período de cerca de 45 dias anteriormente à data da consulta para constatação. Isso permite que o usuário acompanhe se as informações referentes ao seu cadastro estão atualizadas.

Como consultar?

Para consultar suas informações do Cadastro Único pelo: consulta cidadão, acesse o site disponível online para consultar. O Consulta Cidadão fica disponível no seguinte endereço: https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/. Para realizar a consulta informe todos os dados necessários exatamente como constam no seu cadastro. Selecione também o local de cadastro de sua família de acordo com as informações já cadastradas.

Consulta Cidadão - Como Consultar

Passo a passo para consultar

  • Acesse o endereço online.
  • Preencha o cadastro de consulta com todas as informações corretas.
  • Clique sobre a caixinha “Não sou um robô”, isso será necessário para que você possa dar prosseguimento à consulta.
  • Você será direcionado (a) a uma tela para escolha de determinadas imagens, prossiga de acordo com as instruções do sistema.
  • Após ter selecionado as imagens pedidas, clique em confirmar para acessar o comprovante.
  • Atenção: Caso você veja uma tela avisando que os dados não foram localizados pelo sistema, acesse novamente e tente verificar se você teve todos os seus dados inseridos com precisão. Pessoas cadastradas há menos de 45 dias também não terão seus dados localizados pelo sistema.

O sistema localizará automaticamente as informações inseridas e exibirá as informações relacionadas ao Cadastro Único. As suas informações serão exibidas em uma tabela contendo o número do NIS, informações sobre o gênero do cadastrado, sua família, faixa de renda, etc. Para imprimir suas informações clique na imagem da impressora, na coluna “Ação”.

Será necessário validar as informações para o comprovante de cadastramento, falaremos sobre isso adiante. Ao clicar no botão de validação, você terá que usar uma chave de segurança para poder prosseguir.

A chave de segurança constará no comprovante, com letras maiúsculas e minúsculas e os separadores por ponto. Essa chave de segurança deverá ser digitada também exatamente de acordo com o que está exibido na tela de validação do comprovante.

Documentos necessários

Documentos Necessários

O Cadastro Único, também conhecido como CadÚnico está disponível para pessoas que correspondam às exigências do Ministério do Desenvolvimento Social. Os documentos necessários para se cadastrar no CadÚnico são os mesmos comprobatórios da identidade e estado civil do solicitante e de sua família:

  • Certidão de casamento.
  • Certidão de nascimento.
  • RG.
  • CPF.
  • A Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor.

O próprio município promove visitas domiciliares a famílias de baixa renda que sejam elegíveis a receberem algum benefício classificado em programas sociais do Governo. Durante as visitas, os documentos enumerados acima deverão ser apresentados aos agentes públicos para cada pessoa da família.

Não é obrigatório levar um comprovante de endereço ao CRAS ou apresentá-lo na visita, porém pode ser importante como elemento de verificação de seu local de moradia e para atualização cadastral.

Como imprimir após fazer a consulta pelo nome

Imprimir COnsulta Cidadão

Ao acessar o Consulta Cidadão pelo nome, será preciso entrar corretamente no sistema. Por isso, é muito importante que você insira os dados corretamente. Significando que os dados cadastrais que foram enviados ao CRAS precisam estar atualizados e corretos:

  • Seu nome completo.
  • Data de nascimento no formato dd/mm/aaaa.
  • Nome da mãe.

Após a emissão e exibição dos dados na tabela em seu navegador dentro do sistema do Cadastro Único. Você verá à direita, na parte superior um símbolo de impressora. Clique nele com o botão esquerdo do mouse e salve para impressão futura ou envie diretamente para sua impressora.

Quais dados o comprovante de cadastro possui

No comprovante do cadastro constarão os seguintes dados:

  • Número do NIS, à margem esquerda da tabela.
  • Nome completo do cadastrado.
  • O sexo, masculino ou feminino.
  • A data de nascimento.
  • O nome da mãe do cadastrado.
  • A Unidade Federal de sua residência.
  • O município atual de residência do cadastrado.

Esses dados estarão em uma tabela disponível no site do Consulta Cidadão. Você pode fazer a validação dos dados, caso confirme que esses dados estão corretos. É possível também fazer a impressão dos dados para uso como comprovação para eventuais necessidades relacionadas aos benefícios públicos.

Dados exibidos

Os dados exibidos no Consulta Cidadão serão os mesmos fornecidos durante a fase de pré-cadastramento no CRAS. Ou seja, haverá uma tabela com seu número de NIS, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, UF e cidade. Esses dados precisarão ser verificados cuidadosamente para ver se não há algum tipo de erro que posteriormente possa impedir que você receba benefícios do governo.

Verifique atentamente se os dados exibidos na tela do computador estão corretos e faça as validações necessárias. Confira juntamente com seus documentos se todos os dados estão exatos e, se possível, imprima para ter também o número do NIS exato de acordo com o que foi exibido no site.

Como validar o cadastramento?

Validar Cadastramento - Consulta Cidadão

A validação do cadastramento é o mesmo processo de validação do seu comprovante. Ambos servem para constatar os dados fornecidos e confirmar sua veracidade. Esteja bastante atento à exatidão dos dados. O processo de validação é simples:

  • Clique no menu superior validar, no site do Consulta Cidadão Cadastro Único.
  • Informe exatamente o número da certidão previamente localizada.
  • Selecione a caixa “Não sou um robô”.
  • Clique no botão Validar.

Essa validação é importante de ser realizada após a consulta, quando você já verificou que todos os seus dados estão corretos e não precisarão de qualquer alteração.

Conclusão

Neste artigo vimos como acessar o site do Consulta Cidadão – Cadastro Único e realizar as verificações cadastrais necessárias. Também informamos como o cadastrado pode validar as informações através do próprio site com facilidade, permitindo precisão nas informações fornecidas pelo cidadão ao governo para envio de benefícios ligados aos projetos sociais.

Leave a Reply