CONSULTA PÚBLICA BOLSA FAMÍLIA — Valor, Famílias


 

O programa Bolsa Família destina todos os anos bilhões de recursos para manter o benefício, esse que engloba milhões de famílias. Logo se exige desse programa uma total transparência em seu funcionamento.

Consulta Pública - Bolsa Família

Para isso é possível que todo brasileiro interessado realize uma Consulta Pública Bolsa Família, que traz os dados da aplicação dos recursos fornecidos a todas as famílias contempladas de cada município, por exemplo, pelo portal da Caixa Econômica Federal.

Quer entender melhor como funciona a Consulta Pública Bolsa Família? Então é só continuar lendo esse artigo até o final.

Consulta Pública Bolsa Família Online

O Bolsa Família é um programa administrado em conjunto com a CEF (agência bancária que pertence ao governo federal) pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Por isso, essa consulta é feita no banco de dados da Caixa Econômica Federal.

A consulta pode ser dividida em 3 categorias: por família, município ou estado. Tudo perfeitamente categorizado para melhor facilitar a pesquisa sobre os valores do benefício e as datas de pagamento.

1. Consulta Pública Bolsa Família por Estado

Nessa opção as pesquisas podem ser feitas com base nos estados. O indivíduo poderá se informar acerca dos valores que o Governo Federal distribuiu para cada um dos vinte e sete estados da República. Para isso selecione a unidade da federação desejada e escolha o mês que quer consultar.

Feito isso você terá acesso ao número de famílias cadastradas no programa, bem como o total disponibilizado para cada estado.

Consulta por Estado

2. Consulta Pública Bolsa Família por Município

Aqui as consultas vão se afunilando. Nesse caso se faz possível pesquisar os valores repassados para cada município brasileiro. E diferentemente da 1ª opção, na consulta pública do bolsa família por município, é enviado um link para download do arquivo que contém todas as informações referidas. Confira abaixo como fazer para consultar os benefícios pagos pelo Bolsa Família por município.

    1. Você deve primeiramente selecionar o estado.
    2. Logo depois o município;
    3. Sendo o terceiro passo, escolher as folhas do pagamento do mês se quer consultar.

Consulta por Município

3. Consulta Pública Bolsa Família por Família

Já na última opção é permitido verificar todas as informações detalhadamente sobre cada benefício, tais como o valor recebido pelo grupo familiar, número de membros dos familiares cadastrados.

Para isso, é preciso ter em mãos o número do NIS (da família em questão), e também o nome completo do membro do grupo familiar no qual o benefício está cadastrado.

Consulta por Família

Como os Dados são Disponibilizados para Consulta?

Para efetuar a consulta dos dados do Programa Bolsa família usam-se os dados (já devidamente cadastrados no CADÚNICO) do Ministério do Desenvolvimento Social, porém são disponibilizados apenas os dados críticos das famílias cadastradas para assim proteger a privacidade de todos os membros cadastrados.

Ou seja, não se disponibiliza dados como telefone dos membros do programa, e muito menos o endereço das famílias cadastradas, por exemplo, a fim de proteger a integridade dos participantes do benefício.

Consulta por Nome do Beneficiário

Para se realizar a consulta por nome do beneficiário é preciso do nome e número de CPF, assim como o ano do recurso destinado a cada beneficiário.

E diferente de todas as opções mencionadas nesse post, essa consulta se faz pelo Portal da Transparência da Controladoria-Geral da União.

A pesquisa pode ser realizada de 2011 até o ano atual, além de conseguir filtrar por municípios. Essa consulta irá mostrar todos os valores de pagamento realizados à pessoa durante o período de tempo escolhido no sistema.

Consulta Pública - Portal da Transparência

Conclusão

Neste artigo vimos tudo sobre consulta pública bolsa família, bem como pesquisar por nomes dos beneficiários e também os valores recebidos pelos mesmos. O Bolsa Família 2019 é um programa do governo em que são empregados bilhões de recursos, e que já conseguiu tirar um número significativo de pessoas em situação de pobreza e vulnerabilidade.

E então, gostou do post? Acredita que este conteúdo também pode ser útil para outras pessoas? Então curta este artigo e compartilhe com todos os seus amigos para que eles também acessem as informações essenciais divulgadas aqui sobre Consulta Pública Bolsa Família.

Você ainda tem alguma dúvida sobre a Consulta pública Bolsa Família? Então deixe para nós na área de comentários para que possamos te ajudar. Até o próximo post.

Leave a Reply