CRAS 2019 → O Que É, Para que Serve, Bolsa Família


 

Os programas de Assistência Social no Brasil são gerenciados por CRAS que servem como formas de articulação para alcançar os cidadãos. Esses centros de referência foram pensados a partir da organização dos conselhos municipais há mais ou menos duas décadas.

CRAS 2019

Hoje em dia os centros de referência em Assistência Social estão vinculados ao poder público de forma a habilitarem o acesso da população aos serviços de políticas públicas disponíveis à população.

Os CRAS prestam atendimento a populações que vivem em suas respectivas regiões, funcionam um pouco como nas lógicas de atendimento das UPAs. A localização geralmente é escolhida pelas prefeituras de forma a facilitar o acesso de populações mais carentes em bairros que sejam mais necessitados de infraestrutura.

Os projetos do CRAS também surgiram de forma a unificarem os serviços assistenciais nas cidades. Havia muita necessidade de organização do atendimento às famílias carentes, de forma que se pudesse identificar os cidadãos que necessitassem de apoio social e também enquadrá-los em Programas Sociais do Governo.

O que é CRAS?

Centro de Referência de Assistência Social

CRAS é uma sigla para Centro de Referência de Assistência Social, sendo a porta de acesso para os serviços de assistência social de um município. Os CRAS ficam prioritariamente localizados em áreas consideradas de maior vulnerabilidade social, como bairros periféricos.

Os objetivos dos CRAS são os seguintes:

  • Atender as famílias com maior propensão à vulnerabilidades sociais através de políticas públicas de atendimento.
  • Funcionar não somente como um centro de concessão da assistência social, mas oferecer meios de organização social para que essas famílias saiam das condições de vulnerabilidade.
  • Os CRAS contam com os Serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIFs) e com os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para atuarem como agentes de promoção do bem-estar social.
  • Oferecer orientações aos usuários com relação aos benefícios sociais nos quais podem ser contemplados.
  • Atuam como órgão autorizado para inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Para que serve o CRAS?

O CRAS serve não somente para oferecer atendimento de Assistência Social às populações atendidas na região. O Centro de Referência de Assistência Social também atua como um centro de convivência e orientação para a população mais carente, de forma a otimizar o serviço prestado para a inclusão social.

São atendidas pessoas em situação grave de vulnerabilidade social que têm direito à Assistência Social e benefícios previstos constitucionalmente. Como dissemos anteriormente, os CRAS servem para que a população também se cadastre no CadÚnico.

Porém não é somente isso, ele apoia ações comunitárias por meio de palestras, eventos e campanhas. Essas funções estão ligadas ao enfrentamento de vulnerabilidades sociais e familiares, como a violência doméstica, falta de transporte, trabalho infantil, ausências de espaços de lazer nos bairros atendidos, etc.

Vamos enumerar aqui algumas das funções do CRAS nos bairros e na sociedade:

  1. Atendimento da população em necessidade de assistência social.
  2. Enfrentamento da pobreza através de ações multidisciplinares que levem em conta as necessidades reais de cada região.
  3. Acesso da população ao CadÚnico.
  4. Promoção de eventos e reuniões da população para que a própria possa encontrar caminhos de enfrentar a pobreza.
  5. Oferecimento de serviços especializados de assistência social a famílias.

CRAS Bolsa Família

O Programa Bolsa Família é uma das formas de assistência social prestadas pelo CRAS. No CRAS não será possível ir receber o Bolsa Família, porém o cadastro no CadÚnico você poderá fazer lá.

Além disso, você precisará se dirigir até um CRAS na sua municipalidade também, pois é a instituição que tem alçada para fazer as visitas técnicas necessárias à concessão do benefício.

CRAS Bolsa Família

O deferimento ou não deferimento de um benefício, geralmente passará pelo CRAS e sua equipe técnica. Será o grupo de profissionais de Assistência Social que fará a visita e verificará as condições da família que estiver fazendo a solicitação do Bolsa Família.

Você deverá aguardar as visitas técnicas para a apresentação de toda a documentação necessária para identificação. O CRAS de sua região também fará as entrevistas necessárias para que você possa dar entrada no processo de solicitação do Bolsa Família. Portanto, não tem como você solicitar o Bolsa Família sem se dirigir até o CRAS que atende as famílias na sua localidade.

Concurso Público do CRAS

Para poder trabalhar em um CRAS, você precisará passar em uma prova de concurso público e ser chamado para exercer o cargo. As funções disponíveis variam de níveis fundamentais, médios, técnicos e superior. Os salários também diferenciam-se de acordo com o cargo podendo ir de R$ 980,38 a 6.200,58 dependendo do cargo e de suas capacidades.

Os cargos de nível superior geralmente são reservados a Assistentes Sociais e Psicólogos que atuarão como profissionais capazes de avaliar se a família está enquadrada nos requisitos de algum benefício de política pública. Porém caso você não tenha feito essas faculdades, poderá prestar concurso público para o CRAS como atendente, por exemplo, que é de nível médio.

Concurso Público CRAS

É muito comum que as prefeituras abram concursos públicos para os CRAS por conta não somente da rotatividade de funcionários. Há sempre a abertura de Centros de Referência de Assistência Social quando há recursos e necessidades em determinados bairros novos, afinal as cidades estão constantemente crescendo.

Número de telefone e endereço do CRAS 2019

Os Centros de Referência de Assistência Social estão espalhados em cada municipalidade e respectivas regiões. Por isso, você deve procurar o centro específico de atendimento para sua região ou bairro. É possível fazer uma busca no Google para o CRAS de sua cidade, verificando os telefones e endereços de atendimento para a sua região.

Número de Telefone CRAS

Caso você não encontre, também verifique o site da prefeitura de sua cidade. Lá você poderá encontrar informações sobre os telefones de contato e os endereços dos CRAS mais próximos. Busque pela sua cidade e pela sua região para acessar as informações necessárias e entrar em contato o quanto antes verificando a quais benefícios você tem direito.

Conclusão

Neste texto vimos informações sobre os CRAS, centros municipais para obtenção de assistência social que são localizados em bairros estrategicamente nas regiões. Analisamos também as funções principais dos CRAS, como buscar um para ter acesso ao Bolsa Família e como se cadastrar no CadÚnico através de um CRAS. Você gostou deste artigo? Curta e compartilhe com quem possa se interessar sobre o Bolsa Família ou o CRAS!

Leave a Reply