e-Título – Título de Eleitor Digital → Como Funciona, Como Baixar


 

No ano de 2017 o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lançou o aplicativo e-Título, que tem como função tornar visível o título Eleitoral em um aplicativo. Para isso, o cidadão precisa inserir algumas de suas informações pessoais, e rapidamente terá acesso ao seu documento. A seguir, saiba como funciona!

Como baixar o e-Título no celular

Para que seja possível obter o seu título no smartphone, é preciso que seu sistema operacional seja Android ou iOS. Siga os seguintes passos para ter o e-Título em seu celular:

  1. Acesse o Google Play ou a App Store (varia conforme o sistema operacional do seu smartphone).
  2. Busque por “e-Título”.
  3. Encontre o aplicativo disponibilizado pelo TSE, para download gratuito.
  4. Verifique a sua conexão com a Internet e baixe a ferramenta.
  5. Depois de concluído o download, acesse o aplicativo, e informe os dados solicitados para que possa ter o seu e-Título sempre disponível no smartphone.

Como funciona o e-Título

Afinal, qual a função deste aplicativo? Quando lançado em 2017, pensou-se que ele poderia ser utilizado nas eleições de 2018 em substituição ao documento físico – e isso realmente aconteceu!

A tela que aparece para o cidadão é semelhante ao documento (veja abaixo). Ela contém foto, dados pessoais e informações eleitorais.

e-Título

Além de toda a praticidade que o aplicativo traz, ele tem também a vantagem de não precisar de conexão a Internet para o acesso. Assim, você só precisa de Internet no momento do Download e login, e depois de então terá o documento sempre disponível em seu smartphone.

Como fazer o título de eleitor digital

Você não precisa fazer o título digital, basta acessá-lo! Para isso, faça o download como explicado anteriormente, e insira corretamente os seus dados.

Dentre as informações solicitadas, estão:

  • Nome completo;
  • Nome do pai;
  • Nome da mãe;
  • Data de nascimento;
  • Número do título.

Se você não tiver o documento físico, ou por outro motivo não puder consultá-lo para verificar o número do seu Título, saiba que é possível descobrir pelo site do TSE, através do seguinte link: http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/titulo-de-eleitor/titulo-e-local-de-votacao/consulta-por-nome.
Esta será a tela que aparecerá ao iniciar o app:

Tela - Aplicativo e-Título

Depois de feito o acesso uma vez, você terá o e-título sempre disponível em seu celular para consulta. Não será necessário inserir nenhum dado novamente, nem há necessidade de estar conectado à Internet.
Lembre-se de realizar todas estas operações antes de ir às urnas, para evitar problemas!

Quem pode usar o Título de Eleitor Digital?

Basicamente, todos os eleitores já podem utilizar o Título Eleitoral Digital. Porém ressalta-se a importância de baixar previamente o app e inserir as informações de forma correta, para evitar transtornos.

Aos que já realizaram o cadastramento biométrico, o e-Título pode ser o único documento apresentado no momento da votação.

Já aos eleitores que ainda não cadastraram a biometria, é importante não esquecer-se de estar portando um documento de identificação com foto no momento das eleições.

Benefícios do e-Título

O aplicativo lançado pelo TSE tem como objetivo principal facilitar a vida dos cidadãos, pois, atualmente, os indivíduos têm acesso a celulares e smartphones o tempo todo.

O único trabalho que o eleitor terá ao baixar seu e-Título é o de preencher as informações corretas, pois, após isso, o documento estará sempre a sua disposição.

Portanto, se você optar por esta facilidade, terá como benefícios:

  • Dispensa a necessidade de portar o título de Eleitor físico.
  • É uma opção para quem não encontrou seu título ou perdeu.
  • Aproveitando do contexto de perda do título, é uma opção aos que não terão tempo para solicitar a 2ª via do documento antes das eleições (visto que o prazo máximo para fazê-lo é de 10 dias antes das eleições).
  • É possível conferir seu endereço eleitoral, zona e seção.
  • Depois de feito o download, não será mais necessário conexão com a Internet para acesso.

Também, é válido destacar que se trata de um aplicativo extremamente seguro, e que apenas o indivíduo terá acesso. Para aumentar a segurança, insira senhas em seu celular, para evitar que outras pessoas tenham acesso!

Quando pode ser utilizado?

Embora muitas pessoas pensem que o título de Eleitor é válido apenas no momento das eleições, isso não é verdade. Como se trata de um documento, ele pode ser necessário para diversas situações, como matrículas em faculdade, posse em cargos públicos, e muito mais.

Portanto, seu e-Título poderá ser aproveitado nestas outras situações da vida civil, dispensando também a necessidade de portar o documento físico.

Leave a Reply