EMPRÉSTIMO BOLSA FAMÍLIA → Como Fazer, Microcrédito

O Bolsa Família é um dos maiores programas de assistência social criados pelo Governo Federal. Essa política assistencial auxilia milhares de famílias brasileiras que hoje se encontram em condições de extrema pobreza.

Empréstimo Bolsa Família

O intuito desse projeto é fazer com que as famílias consigam ascender socialmente através da provisão de uma bolsa financeira mensal para garantir condições de vida mais dignas. O que muitas pessoas não sabem é que ao conseguirem acesso ao benefício, poderão também realizar um empréstimo com oferecimento de condições ótimas para pagamento. Esse é o conhecido empréstimo Bolsa Família, uma forma de microcrédito aprovada pelo Senado recentemente.

O que é o empréstimo Bolsa Família?

Esse empréstimo é uma forma de microcrédito aprovada recentemente pelo governo do ex-presidente Michel Temer. A iniciativa busca conceder crédito a beneficiários do Bolsa Família dando como garantia o próprio benefício.

Os objetivos da criação do empréstimo estão relacionados à concessão de condições para que famílias de baixa renda possam garantir formas de sustento para melhorar a qualidade de vida e saúde.

É uma forma de diversificar os meios de provisão de oportunidades a essas famílias de forma que possam empreender, investir em micro negócios, no comércio informal, etc. Dessa forma, as famílias poderão iniciar em atividades que futuramente possam dar-lhes melhores condições de vida.

Quem tem direito ao microcrédito Bolsa Família?

Para ter direito ao microcrédito Bolsa Família é realizada uma análise de crédito que leva em conta os seguintes critérios:

Microcrédito Bolsa Família

Quais bancos oferecem o empréstimo do Bolsa Família?

Antes de fazer a solicitação do empréstimo é importante saber algumas informações. O empréstimo tem como requisito que o solicitante receba o Bolsa Família. Esse microcrédito será oferecido a microempreendedores que são contemplados pelo programa do governo. Por isso, o banco escolhido poderá ficar a critério do requerente.

Porém saiba que

  • O valor máximo que você poderá pedir será de 15 mil reais.
  • É imprescindível que você esteja cadastrado no CadÚnico.
    CadÚnico
  • Faça o cadastro no Progredir, antes da solicitação do empréstimo.
    Progredir Bolsa Família

Fazendo a solicitação do empréstimo Bolsa Família pela própria Caixa Federal

Nesse caso, dirija-se até a uma agência da Caixa Econômica Federal pessoalmente. Você precisará verificar se está apto a solicitar o empréstimo com um funcionário no local. Será preciso agendar a pesquisa cadastral diretamente na Caixa. A intervenção do agente bancário ocorrerá na própria casa do beneficiário, com o seu fiador.

Será necessário, que após esses procedimentos burocráticos você aguarde cerca de 8 dias para que o crédito seja concedido ou não. Caso o empréstimo tenha sido deferido, você precisará aguardar a liberação do valor em até 24 horas na conta de recebimento do benefício da Caixa.

Valor do empréstimo do Bolsa Família

Como em qualquer empréstimo, os valores concedidos dependerão de uma análise de crédito prévia. Essa análise fará uma relação entre a renda do solicitante e o valor requerido. No caso dos microcréditos do Bolsa Família, os valores variam de 300 reais a 15 mil reais.

Nos cálculos para empréstimos feitos pelo banco, os valores concedidos são relacionados de forma que possam ser pagos sem comprometer mais do que 30% da renda comprovada de quem solicita.

Além disso, é necessário também que a pessoa que solicitar o empréstimo comprove que o aplicará em um empreendimento. Para isso, você terá que verificar com o banco escolhido quais são os requisitos burocráticos necessários para concessão de determinado valor. Basicamente, você terá que provar que aquele valor será necessário para empregar em um micronegócio, como um carrinho de lanches, etc.

Qual valor total disponibilizado e quais os juros?

O valor concedido individualmente através do projeto votado no Senado será de 300 reais a 15 mil reais. Esses são os limites do teto mínimo e máximo, permitindo que você solicite um valor intermediário caso necessário. Por exemplo, 5 mil reais para o investimento em um microempreendimento.

Uma coisa importante de relembrar: o valor do empréstimo não poderá comprometer 30% do seu rendimento. Isso significa que o valor das parcelas a serem pagas divididas, com os juros não podem comprometer acima de 30% de sua renda comprovada. Mesmo que você alegue receber mais, terá que haver comprovação da renda para obter ter acesso a um empréstimo maior.

Lembrando que em comparação com qualquer outra situação de empréstimo as condições exigidas são bem melhores, portanto os juros serão menores. O programa foi pensado para ajudar famílias a criarem opções de fontes de renda, com oportunidades de juros abaixo de 1% ao mês. O valor total que o governo chega a disponibilizar para as famílias tomarem esses empréstimos chega a 3 bilhões de reais por ano.

Para que pode ser usado o dinheiro?

O dinheiro só pode ser usado para projetos de empreendedorismo, pois é um programa voltado especialmente para isso. Não pode ser usado para financiar terrenos particulares, casas particulares, determinados gastos com saúde ou educação, etc.

Você precisará comprovar que empregará a quantia emprestada em um negócio que gerará renda para você e sua família, melhorando a vida de todos. Essa é a função principal do empréstimo Bolsa Família. Para poder ter acesso ao empréstimo você precisará querer empreender para mudar as condições de vida de sua família.

É possível fazer o empréstimo do Bolsa Família com o nome sujo?

É possível sim fazer esse empréstimo estando com o nome sujo, porém você precisará ser beneficiário (a) do Bolsa Família. Esse empréstimo não está vinculado a consulta de crédito no sentido de saber se você está com o nome sujo. Porém, você não poderá usar o dinheiro para pagar suas dívidas especificamente. O dinheiro pode ser empregado para que você invista em um negócio e pague suas dívidas com os lucros.

Conclusão

Neste artigo demos informações importantes sobre tudo o que está relacionado às principais dúvidas sobre o empréstimo Bolsa Família. Você precisará ter uma mente empreendedora para usufruir deste empréstimo, de forma a melhorar a qualidade de vida de sua família. Esse empréstimo foi criado principalmente para que as pessoas possam sair de condições miseráveis de vida através do empreendedorismo.

Gostou deste artigo? Curta e compartilhe com seus amigos essa excelente oportunidade criada pelo Governo para ajudar no crescimento econômico e financeiro das famílias.

Leave a Reply