ENADE 2019 → Inscrição, Cursos, Local de Prova, Data, Resultado

Com o aumento na quantidade de faculdades e instituições de Ensino Superior, ficou evidente a necessidade nacional de avaliar a qualidade da educação nesses cursos novos. O governo brasileiro ampliou o acesso ao ensino superior facilitando a concessão de créditos educativos e financiamentos. O Enade foi criado na tentativa de garantir que as instituições de ensino superior tivessem os melhores critérios para a formação e avaliação de seus alunos nos cursos de graduação.

Enade 2019

O Enade surgiu com o objetivo de avaliar os alunos do ensino superior com relação aos conteúdos programáticos dos cursos obrigatórios através de questões relacionadas aos temas ligados à profissão escolhida. Além das questões relacionadas às especificidades da profissão, o Enade avalia alguns conhecimentos gerais considerados importantes para o exercício de uma profissão que exige graduação.

O que é o Enade?

O Enade é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, uma avaliação de composição para o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pelo governo em 2004. O Enade avalia o processo de aprendizagem através de uma prova de múltipla escolha referente aos conteúdos obrigatórios ensinados para os cursos.

Além disso, o Enade é um componente curricular obrigatório, constando no histórico escolar do estudante se estiver regular com a situação do exame. Ou seja, caso o aluno preste a prova e seja aprovado. Vejamos abaixo os instrumentos básicos na aplicação do exame do Enade:

  • Prova com questões discursivas e de múltipla escolha.
  • Questionário do estudante que consiste em um levantamento de informações sobre o perfil do estudante e os conteúdos ensinados.
  • Questionário do coordenador de curso; que é um levantamento de informações relevantes sobre os coordenadores do curso.
  • Questionário de percepção das provas destinado a conter informações sobre a percepção dos alunos em relação ao próprio Enade.

O Ministério da Educação definirá anualmente as áreas de conhecimento e as questões inseridas no Enade. Quem propõe as áreas de conhecimento avaliadas na prova é a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior – CONAES, órgão do governo com atribuições para avaliação sobre as instituições de ensino.

Conheça: Passe Livre Estudantil 2019 – gratuidade nos ônibus para alunos da rede pública de ensino.

Inscrições Enade 2019

Acesso Estudante Enade

O prazo para inscrição no Enade 2018 foi do dia 02 de julho de 2018 ao dia 12 de agosto de 2018. Há critérios para habilitação para se inscrever no Enade 2019:

  • Estudantes ingressantes em 2019 podem realizar a prova do Enade, desde que estejam regularmente matriculados. Tendo de 0 a 25% de carga horária de aulas assistidas do currículo do curso até o último dia do período de ratificação das inscrições. No caso do Enade 2018, foi no dia 31 de agosto do mesmo ano.
  • Estudantes que concluíram o curso de bacharelado com expectativa de conclusão do curso até o mês de julho de 2020.
  • Estudantes concluintes dos cursos de tecnólogos com expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2019. Esse tipo de aluno também precisará ter colado grau até o último dia do período de inscrições do Enade.

Data das provas Enade 2019

A data da prova do Enade 2019 foi publicada no Diário Oficial para o dia 24 de novembro de 2019. A prova de 2019 terá o mesmo formato padrão dos anos anteriores, com 40 questões de informações gerais que serão divididas entre dois componentes:

  • Componentes específicos: são 30 questões, com 3 discursivas e 27 de múltipla escolha.
  • Componentes gerais: 10 questões de conhecimento geral, sendo 2 discursivas e 8 de múltipla escolha.

Os participantes, independentemente do ano, deverão comparecer à instituição indicada para aplicação de sua prova, com 15 minutos de antecedência. Portando documento original de identidade, caneta esferográfica preta, lápis para algum rascunho e opcionalmente lanche, para o tempo em que ficará na sala de aula fazendo a prova, lembrando que a prova conta com 4 horas de duração.

Gabarito Enade 2019

O gabarito do Enade é essencial para que o aluno verifique suas notas e analise seu desempenho na prova. Para acessar o Gabarito Enade 2019 ou o de qualquer ano no qual você realizou a prova faça o login no sistema do Inep.  Insira o seu login e a sua senha para acessar o sistema através de autenticação.

Login Enade

O gabarito com resultado pode ser acessado também através do sistema no Boletim de Desempenho Individual no Enade. Preencha as informações necessárias para ter acesso ao boletim de desempenho, de acordo com as mesmas informações fornecidas pela instituição de ensino superior onde você se formou, sem a acentuação gráfica.

Você também pode baixar os Gabaritos oficiais da prova no site Oficial do Inep para o seu curso especificamente. Para as questões discursivas você precisará baixar o padrão de resposta da prova que são as respostas esperadas para as perguntas abertas. No site também é possível verificar diversas páginas com esclarecimentos e relatórios referentes à aplicação do Enade.

Para verificar o Gabarito e seu padrão de resposta do Enade 2019, siga os passos adiante

  • Acesse o portal Inep, na página de gabaritos para o Enade.
  • Verifique o gabarito e o padrão de respostas específicos para o seu curso.
  • Baixe tanto o gabarito e o padrão de respostas, pois ambos serão necessários para que você confira o seu desempenho.
  • Compare o gabarito com a folha de respostas que você levou para casa para verificar o desempenho.
  • A nota também poderá ser conferida pelo boletim de desempenho, porém será necessário aguardar o dia de divulgação que está previsto para ser em 30 de agosto de 2019.

Resultado Enade 2019

A avaliação do desempenho geral dos cursos, que é o parecer oficial institucional também será divulgada em 30 de agosto de 2019. O resultado poderá ser visto no boletim de desempenho, na data divulgada para oficialização dos resultados.

No dia 30 de agosto tanto o boletim individual de desempenho quanto o institucional estarão disponíveis para consulta pública também nos seguintes meios:

  • Diário Oficial da União.
  • Sistema Enade.
  • Sistema e-Mec.
  • Portal do Inep.

O gabarito preliminar já está disponível, permitindo que os estudantes verifiquem sobre a expectativa de desempenho que têm para a prova. O Inep já divulgou os cadernos de questões também, onde você poderá verificar também o padrão de respostas discursivas.

Conclusão

Neste artigo vimos tudo sobre o Enade, o conceito do Exame, para que foi criado, bem como as datas de divulgação dos resultados de desempenho tanto individual quanto institucional. Vimos também que o Enade é uma forma importante de avaliar as instituições de graduação e o nível de aprendizado dos alunos que se formam ou que entram na faculdade.

Curta este artigo e compartilhe com todos os seus amigos para que eles também acessem as informações essenciais divulgadas aqui sobre o Enade.

Leave a Reply