INSS Dataprev: Extrato de Pagamentos INSS


 

O Instituto Nacional do Seguro Social processa e paga todos os dias milhares de benefícios previdenciários. Entre eles estão as aposentadorias, o auxílio-doença e auxílio maternidade. Para dar conta de tanta demanda, o órgão conta com o suporte do INSS Dataprev.

INSS Dataprev

Vamos falar tudo sobre o assunto nesse artigo. Descubra o que é o Dataprev, como funciona o sistema e qual a sua relação com o INSS. Ao final do artigo separamos um passo a passo que vai te ajudar de forma rápida a encontrar o seu extrato de pagamentos de contribuições ao INSS.

O que é Dataprev?

Atuando no mercado de tecnologia e comunicações, a Dataprev é uma empresa pública (todo o seu capital é proveniente do governo). O INSS Dataprev, por sua vez, é a fusão entre esses dois órgãos, sendo que um fornece ao outro os recursos necessários para o processamento de dados e informações.

A sede da Dataprev está localizada em Brasília. Além da unidade principal, existem cinco outras unidades, situadas em Minas gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Além disso, existem centrais se segurança do sistema espalhadas pelo país.

O extrato de pagamentos do INSS no Dataprev está disponível para todos os contribuintes. Trata-se de um sistema que permite ao cidadão brasileiro faça uma consulta dos lançamentos devidamente contabilizados. Vamos falar mais sobre o assunto a seguir.

Antigamente o sistema do Dataprev era usado para acessar o extrato de pagamentos de forma direta. Com a reformulação do sistema, esse serviço passou a estar disponível no MEU INSS. Essa transição acabou gerando muitas dúvidas entre os contribuintes, que ficaram sem saber onde acessar o extrato.

INSS DATAPREV

Conforme mencionamos, a Dataprev atua em parceria com o INSS, servindo como empresa de tecnologia e comunicação. O pagamento do auxílio-doença, por exemplo, passa por essa instituição pública. O INSS Dataprev está disponível na internet, diretamente no portal MEU INSS.

Através do sistema, o cidadão consegue verificar o andamento dos requerimentos, fazer agendamentos e solicitações. Sem o apoio da empresa pública Dataprev, nada disso seria possível, tendo em vista a infraestrutura necessária para gerenciar solicitações e pagamentos.

Como consultar o extrato do INSS DATAPREV

Sabia que todos os contribuintes do INSS podem fazer uma consulta online para saber o extrato de pagamentos? Trata-se de uma forma simples e eficiente de acompanhar os pagamentos.

Muitos dos beneficiários não conhecem essa função, motivo pelo qual separamos um passo a passo completo sobre a consulta. Dessa forma você conseguirá acessar as informações de forma muito mais rápida, prática e sem quebrar a cabeça.

O sistema ainda é gerido pelo Dataprev, que fornece a tecnologia necessária para que os dados sejam acessados. No entanto, agora a consulta é realizada diretamente no sistema do INSS, pela internet. São poucos passos para ver na tela o extrato Dataprev INSS.

Caso seja o seu primeiro acesso ao portal, será necessário fazer um cadastro, com dados pessoais. O acesso é restrito aos contribuintes do INSS, que devem se registrar com login (CPF) e senha.

Vale a pena se cadastrar, tendo em vista que o extrato de pagamentos do INSS fornecido é completo. Todos os seus recolhimentos mensais estarão disponíveis para consulta na tela, sem que seja necessário agendar uma visita no órgão. Quer saber como? Confira!

  1. Acesse o site https://meu.inss.gov.br.
    Meu INSS
  2. Clique em “Extrato Previdenciário CNIS” para ter acesso ao menu relativo ao extrato de pagamentos do INSS. Você deverá fazer login para continuar o acesso.
    Cadastro Cidadão BR
  3. Caso você não tenha cadastro, clique em “cadastre-se”, conforme imagem acima, para se registrar na plataforma. Em poucos minutos a sua conta estará criada.
    Formulário Cidadão BR
  4. Fez a sua conta? Hora de fazer login para acessar o extrato de pagamentos do INSS. Depois de preencher os campos com o seu CPF e senha, clique em “autorizo” para entrar no sistema.
    Formulário Cidadão BR Autorização
  5. Clique outra vez em “Extrato Previdenciário”, no menu esquerdo da tela.
    Meu INSS
  6. Você verá na tela o seu extrato de pagamentos Dataprev INSS completo. Todas as suas contribuições e recolhimentos em um só lugar.
    Extrato CNIS
  7. Quer imprimir o seu extrato? Fácil, você verá um botão “imprimir” no canto inferior direito da tela. É uma boa opção para você que não quer ficar entrando na página toda hora para conferir as informações. A página de impressão é como na imagem abaixo.
    Imprimir Extrato CNIS

Agora que você já sabe como acessar o extrato de pagamentos do INSS, o que está esperando? Aproveite para conferir se as suas contribuições estão todas em dia, se existem erros no sistema e muito mais.

Leave a Reply