Previdência Social: Extrato, CNIS e Consulta


 

A Previdência Social é algo essencial para a vida dos brasileiros. A demora para a liberação da nova lei que demonstrará como será a nova previdência, tem afetado todo o mercado brasileiro colocando o ano em risco.

Previdência Social

Para lhe ajudar a entender um pouco mais sobre este assunto, resolvi trazer aqui neste artigo, algumas dicas sobre a Previdência Social. Além disso, estarei ajudando você a progredir mencionando como realizar algumas das principais consultas que são feitas na previdência.

Está curioso? Então, continue comigo até o final deste artigo e vamos bater um papo sobre a Previdência Social.

CNIS: O que é? Para que serve?

O CNIS é uma sigla que significa “Cadastro Nacional de informações sociais”. Ele é como se fosse um relatório de informações do trabalhador e é o documento mais importante que se encontra vigente no universo previdenciário.

O CNIS também é conhecido pelo nome de “extrato CNIS” ou “extrato Previdenciário”.

Se trata de um banco de dados do governo federal criado em 1989, para armazenar informações trabalhistas e previdenciárias dos trabalhadores brasileiros.

O CNIS contém informações de dados dos vínculos empregatícios desde 1976,Fazer minerações mensais a partir de 1990 e os recolhimentos dos contribuintes individuais desde 1979.

Como consultar o CNIS?

Atualmente com a popularização da internet, podemos confirmar que é o método mais eficiente para consultar o extrato Previdenciário é através do site da Previdência Social.

Se você estiver interessado em aprender a como realizar esta consulta, basta seguir o passo a passo que eu preparei aqui embaixo:

Acesse o site: https://meu.inss.gov.br/central/#/

Meu INSS

Selecione o ícone “área do usuário” este ícone fica localizado no canto superior direito da tela.

Meu INSS - Área do Usuário

Após isso, clique em login e na caixa de diálogo que abrirá na sequência, clique para cadastrar a senha.

Após preencher com os seus dados (CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento) será gerado para você uma chave de acesso.

Anote a chave de acesso e ligue no 135, opção 1 para validar a chave de acesso que será sua primeira senha para acesso na central de serviços.

Atenção: É importante ter a carteira de trabalho em mãos, isso evitará erros na hora de responder, e o consequente bloqueio da chave de acesso.

Porque o novo sistema do CNIS é melhor que o Dataprev?

O sistema conhecido como Dataprev era utilizado antigamente para realizar esta consulta.

Porém, com os avanços da internet foi necessário otimizar e a partir disso desenvolver um novo sistema para que a realização dessa consulta fosse mais objetiva.

O novo sistema foi desenvolvido com o intuito de superar o antigo Dataprev, agora com o novo sistema, a Previdência Social oferece para o cidadão a oportunidade de navegar em uma plataforma responsiva.

O fato de ser uma plataforma responsiva, já faz com que o sistema passe na frente do antigo Dataprev. atualmente, 80% do acesso à internet vêm de dispositivos móveis, por isso que todas as aplicações web devem ser responsivas para que possam rodar em dispositivos mobile.

Consulta da Previdência Social?

Quando existe uma solicitação de benefício, é muito importante que você busque usar o site oficial do meu INSS por exemplo, para poder realizar o acompanhamento do status do seu benefício.

Atualmente, o site da Previdência Social conta com uma navegação responsiva e objetiva, o que por si só vem contribuindo para a melhora da experiência do usuário durante o acesso ao site da Previdência.

Se você está precisando consultar o seu benefício, atualmente você consegue fazer isso pelo site oficial da Previdência.

Caso seu benefício seja o INSS, poderá realizar a consulta do acompanhamento através do site oficial “meu INSS”.

Para que consiga realizar essa tarefa, basta seguir o passo a passo que o site do “meu INSS” irá fornecer a você.

Extrato da Previdência Social: O que é?

O extrato da Previdência Social é a comprovação da renda de um segurado do INSS que revela informações dos valores brutos e líquidos recebidos por este beneficiário, tudo especificado detalhadamente.

Se antes ele só podia solicitar nas agências previdenciárias ou nos caixas eletrônicos, a partir do ano de 2016, começou a ser disponibilizado via internet o extrato da Previdência Social.

Nos dias de hoje, o beneficiário do INSS também pode acessar os dados dos seus vínculos empregatícios e das suas contribuições por meio do sistema online, que é disponibilizado no site oficial da autarquia.

Essas foram as dicas que tínhamos para você a respeito da Previdência Social, espero que tenha gostado.

Aproveite essa semana as outras dicas que se encontram aqui no nosso blog a sua disposição.

Leave a Reply