Programa Criança Feliz → O que é, Para que serve, Objetivos


 

Você conhece o Programa Criança Feliz do Governo Federal? Sabemos que muitas crianças no Brasil estão em péssimas condições financeiras. Isso é o que mais as prejudica em seu desenvolvimento, de forma geral. Veja neste artigo o que é o Programa Criança Feliz, os objetivos desse projeto e como ele está ajudando muitas crianças pelo Brasil afora.

Todos sabemos a importância que a infância tem na vida das pessoas, no desenvolvimento social, educacional etc. que são afetados diretamente pelas experiências e condições de vida na primeira infância. Por isso, o programa Criança Feliz visa atender às necessidades de crianças de zero a seis anos de idade.
Criança Feliz Primeira Infância
Nessa idade as competências fundamentais para o ser humano se desenvolvem em sua maior parte. É nessa faixa etária que a criança ganha habilidades sociais, habilidades de aprendizado etc. pois o cérebro está se estruturando e é a fase onde a maioria das conexões neurais se formam.

O que é o Programa Criança Feliz?

Criado pelo Governo Federal em 2016, o Programa Criança Feliz visa auxiliar as famílias na criação dos filhos, com orientação e acompanhamento técnico especializado que realiza visitas periódicas. Assim, pode-se garantir uma melhora no desenvolvimento das crianças, para que consigam protegê-las de riscos sociais a que estão expostas.
Programa Criança Feliz 2019
O projeto conta com a integração entre as áreas de saúde, educação, cultura, assistência social e justiça. Assim, consegue-se atender às necessidades das famílias de forma completa. E garante-se um ambiente muito melhor para que as crianças tenham plenitude em seus primeiros anos de desenvolvimento.

O Programa Criança Feliz dá dinheiro?

O Programa Criança Feliz não dá dinheiro às famílias, ou seja, não dispõe de auxílio financeiro. Ele consiste apenas na oferta de serviços técnicos em visitas semanais. Porém, outros Programas do Governo Federal e governos estaduais oferecem ajuda financeira, como é o caso do Programa Bolsa Família.

Inclusive, para participar do Criança Feliz, as famílias precisam estar inscritas em algum projeto de benefício financeiro. Exemplos são o próprio Bolsa Família ou o Benefício de Prestação Continuada.

O projeto Bolsa Família, por si só, já fornece alguns serviços de acompanhamento e cobra empenho das famílias, como é o caso das gestantes, que não podem faltar às consultas do pré-natal. E as crianças precisam comprovar frequência escolar e vacinação em dia.

Sendo assim, o Criança Feliz é mais um complemento das ações governamentais para garantir que todas as crianças serão acompanhadas e dá um apoio direto às famílias, sempre na tentativa de diminuir as desigualdades sociais que ainda existem fortemente no país.

Para que serve o Programa Criança Feliz?

Como vimos, o Criança Feliz serve para auxiliar o pleno desenvolvimento de crianças em situação de pobreza ou extrema pobreza, na primeira infância, para que tenham melhores chances de ter um futuro diferente do que vem sendo a realidade das crianças carentes no Brasil há muitos anos.
Criança feliz dá dinheiro?
Veja abaixo os objetivos de atuação específicos do Programa para atingir essa finalidade.

Quais são os objetivos do Criança Feliz?

Os objetivos do Programa Criança Feliz 2019 são:

  • Facilitar o acesso das famílias aos direitos sociais básicos e serviços públicos necessários;
  • Apoiar gestantes e suas famílias nos preparativos para a chegada de uma nova criança;
  • Promover o desenvolvimento infantil de forma integral;
  • Estimular a prática de atividades lúdicas;
  • Estimular o fortalecimento dos vínculos afetivos entre os membros da família;
  • Estimular as formas de cuidado, proteção e educação das crianças.

Podem participar do Programa Criança Feliz 2019 famílias consideradas carentes, em situação de pobreza ou extrema pobreza. Gestantes, crianças de até 3 anos e suas famílias, quando beneficiários do Programa Bolsa Família.

Também podem participar beneficiários do Benefício de Prestação Continuada e suas famílias, com crianças de até 6 anos de idade e também crianças na mesma faixa etária, afastadas do convívio familiar devido à medidas judiciais de proteção, junto com seus familiares.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre o Programa Criança Feliz, deixe um comentário para nós que responderemos o mais breve possível. Basta escrever sua dúvida aqui embaixo!

Leave a Reply