PROJETO PRESENÇA 2019 – FREQUENCIA ESCOLAR BOLSA FAMÍLIA


 

A educação no Brasil vem buscando se evoluir ao longo dos anos, trazendo melhorias para estudantes. Em 2005, o Governo Federal, juntamente com o Ministério da Educação, lançou um programa destinado ao acompanhamento escolar, denominado projeto presença.

O programa surgiu, pois foi observada a necessidade de aperfeiçoar informações referentes ao censo escolar. Através do censo, torna-se possível levantar dados e também realizar a coleta de informações relacionadas à educação básica.

Projeto Presença

Os dados levantados penso censo são estatísticos educacionais, possuindo âmbito nacional e sendo realizado anualmente, permitindo que o Inep possa analisar o número de matriculas existentes, avaliar o rendimento dos alunos, a infraestrutura do ambiente escolar e a função dos docentes.

Acredito que, com estas informações, você ainda esteja se perguntando o que é e para que serve este programa do projeto presença. Vamos lhe dar mais detalhes logo abaixo, acompanhe.

O que é Projeto Presença 2019?

Podemos afirmar que o real objetivo do projeto presença é acompanhar o acesso e a permanência de crianças de adolescentes em idade escolar, nas escolas, sejam estas públicas ou privadas.

Frequência Escolar

Mesmo tendo sido criado pelo Governo Federal, com o engajamento do Ministério da Educação, o projeto trabalha com o auxilio dos estados e municípios para trazer bons retornos.

O sistema utilizado no projeto presença é atualizado, visando mostrar a permanência dos alunos nas instituições educacionais de nível básico, oferecendo dados dos estudantes.

Com os dados coletados, o governo passa a ter maiores informações para conseguir desenvolver políticas consideradas necessárias para a educação, conseguindo oferecer uma gestão mais eficaz, além de abranger a integração com outros programas sociais, permitindo que os recursos públicos essenciais passem a ter validação para projetos educacionais.

VEJA: Projovem Urbano 2019 – Cursos Profissionalizantes Gratuitos do Governo Federal

O projeto presença é constituído de quatro etapas, sendo muito importante seu conhecimento. Estas são:

  • A realização do cadastro tanto de alunos, quanto de professores e escolas;
  • A criação do Sistema Nacional que acompanhará a frequência escolar;
  • O Censo Escolar deverá ser integrado em tempo real;
  • Para finalizar, a Integração com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica.

Benefícios do Projeto Presença

O projeto presença, desde sua criação, trouxe muitas mudanças positivas para a educação no Brasil, fazendo com que valha a pena continuar investindo em melhorias no programa.

Os benefícios são obtidos pelas instituições, que conseguem exercer um melhor trabalho educacional e pelos alunos, que são melhor assistidos, absorvendo mais conhecimento e tendo suas necessidades supridas.

Dentre os vários benefícios obtidos através da implantação e modernização do projeto presença, destacamos:

  • O projeto tornou-se uma importante ferramenta, não apenas de acompanhamento, como também de monitoramento escolar. As crianças em situação de extrema pobreza, que estão matriculadas no nível básico de educação, obtiveram melhorias comprovadas.
  • Cada dado coletado é atualizado com frequência. Após, são devidamente produzidos e sistematizados, permitindo que os gestores tenham mais informações para os recursos públicos educacionais, tendo sucesso em melhorar as condições e qualidade no ensino em instituições brasileiras.
  • Políticas eficientes entraram em prática através do projeto presença, sendo muito eficientes para jovens que se encontram em vulnerabilidade social.
  • Permite que haja um conhecimento mais detalhado das crianças e adolescentes, auxiliando na criação de políticas destinadas ao cumprimento regular da frequência escolar.
  • Mostra detalhadamente a grande importância da escola na vida de jovens e crianças, visando-a como um item básico de direito social das pessoas.
  • Consegue transmitir uma alerta sobre possíveis violações que podem estar ocorrendo contra o direito da criança e do adolescente.

Deu para ter uma ideia da importância do projeto presença? Certamente, um dos melhores programas já criados pelo governo, auxiliando inúmeras crianças e jovens em idade escolar.

Como Funciona o Projeto Presença

Todos os brasileiros podem ter acesso ás informações sistematizadas do projeto presença. Existe um site onde é fácil verificar a situação da frequência escolar das crianças e jovens nas instituições do Brasil.

Sistema Presença

No site, você encontra o manual do sistema, tendo a chance de tirar dúvidas relacionadas ao projeto, assim como acessar informações e dados.

Tudo funciona de forma simples e prática, para que as pessoas consigam acessar estes dados sem muito trabalho, estando claro para qualquer brasileiro que tiver interesse.

Como Utilizar o Sistema Presença

Para fazer uso do sistema do projeto presença, você precisa conhecer os quatro perfis diferentes que podem ser utilizados. Estes são:

  • Coordenador estadual do PBF na educação – trabalha em união com coordenadores municipais, presenciando a frequência escolar dos beneficiários;
  • Coordenação municipal de grandes prefeituras;
  • Coordenador municipal do PBF na educação – tem papel muito importante, acompanhando adolescentes e crianças no ambiente escolar;
  • Operador escolar do PBF na educação.

Se mesmo com este artigo você tenha ficado com alguma dúvida em relação ao projeto presença ou o uso do sistema, não se preocupe.

Você poderá acessar o site de um tutorial fornecido pelo MEC. Lá, todas as informações serão detalhadas e você conseguirá identificar os pontos mais importantes, além de sanar todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Tutorial Sistema Presença

O acesso é fácil e rápido, sendo que logo você terá todas as informações que precisa sobre o projeto presença, identificando sua importância para a educação no Brasil.

Esperamos que você continue acompanhando nossas postagens e consiga sempre obter informações que te ajudarão a compreender os programas, que assim como o projeto presença, estão mudando a realidade de nosso país.

Leave a Reply