PROJOVEM 2019 → Como Funciona, Inscrição, Modalidades, Cursos

Todos os anos, centenas de milhares de vagas são abertas para o PROJOVEM, visando ampliar a inclusão dos jovens brasileiros à educação e ao mercado de trabalho. Acompanhe neste artigo completo tudo sobre o PROJOVEM 2019 e aprenda como o Programa pode ajudar a aumentar a renda e mudar a vida dos brasileiros.

Projovem 2019

O que é e como funciona o PROJOVEM?

O PROJOVEM é um programa assistencial do Governo Federal que surgiu da unificação de outros programas já existentes, como o Agente Jovem, o Saberes da Terra, o Consórcio Social da Juventude, a Escola de fábrica e o Juventude Cidadã.

O Programa unificado atende mais de 500 mil jovens no Brasil, ampliando o acesso a cursos profissionalizantes e aumentando as chances dos jovens no mercado de trabalho, que exige cada vez mais capacitação.

O PROJOVEM atende pessoas de 15 a 29 anos que vivem em situação de vulnerabilidade social, ou seja, que por algum motivo tiveram de abandonar os estudos, vivem em situação de pobreza e acabaram excluídos do mercado de trabalho técnico.

Como Funciona o Projovem 2019

Através do compartilhamento da gestão do Programa entre a Secretaria-Geral da Presidência da República e os Ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, este projeto reintegra os jovens ao processo educacional, promove sua qualificação profissional e assegura o acesso a ações de cidadania, esporte, cultura e lazer.

O Ministério do Trabalho e Emprego que foi extinto no atual governo, também fazia parte da gestão do PROJOVEM, mas suas pastas foram distribuídas entre outros ministérios. Todos os anos são investidos dezenas de bilhões de Reais no projeto.

O programa consiste em analisar a condição geral de cada pessoa, orientar sobre a conclusão do ensino básico, fundamental ou médio e oferecer vagas em cursos profissionalizantes, além de dar um auxílio financeiro para ajudar nas custas com alimentação e qualquer material necessário.

ATENÇÃO: Não se deve confundir PROJOVEM com Programa Jovem Aprendiz, pois são dois projetos diferentes.

Quem Pode se Inscrever no Projovem 2019

O PROJOVEM 2019 aceita todas as pessoas entre 15 e 29 anos que atenderem os requisitos do último tópico deste artigo, sejam da cidade ou do campo.

É importante conhecer os requisitos e também as cidades participantes do Programa PROJOVEM em 2019, que você pode conferir acessando este link:http://portal.mec.gov.br/cidades
Modalidades Projovem

Modalidades – Adolescente, Urbano, Campo, Trabalhador

Para atender às diferentes demandas, pois cada pessoa tem o seu próprio perfil, é preciso organização. Por isso, o PROJOVEM é dividido em 4 modalidades. Abaixo, você pode conferir qual a modalidade que se encaixa no seu perfil antes de se inscrever, seja devido à faixa etária, localização de residência etc.

PROJOVEM ADOLESCENTE 2019

Esta modalidade é destinada aos jovens de 15 a 17 anos que vivem em situação de pobreza e recebem algum auxílio do Governo, como o Bolsa Família, por exemplo. Nesta faixa etária, há outra opção de PROGRAMA SOCIAL PARA O MERCADO DE TRABALHO, o Jovem Aprendiz 2019.

PROJOVEM CAMPO 2019

Os jovens do campo que vivem da agricultura familiar e ainda não completaram o ensino fundamental, devem se inscrever nesta modalidade. Quem participa do PRONAF e tem acesso ao EXTRATO DAP, também pode se informar, pois tem direito.

PROJOVEM TRABALHADOR 2019

Esta modalidade é para os jovens que já concluíram o ensino fundamental e buscam uma vaga no mercado de trabalho. Através dela é possível ter acesso a cursos profissionalizantes que darão maior capacitação ao jovem para trabalhos que exigem conhecimentos técnicos.

PROJOVEM URBANO 2019

Como o próprio nome já diz, esta é a modalidade para jovens da cidade grande. Atende a faixa etária de 18 a 29 anos que ainda não terminou o ensino fundamental.
Projovem Cursos

Cursos Gratuitos ProJovem 2019

Com o PROJOVEM, além de uma maior facilidade em conseguir o diploma do ensino comum, você ainda tem a oportunidade de iniciar ou concluir um curso profissionalizante. Em 2018, foram oferecidas 54 mil vagas para cursos profissionalizantes do PROJOVEM. Foram cerca de 43 mil na cidade e cerca de 11 mil em zonas rurais.

O projeto de profissionalização também prevê ajuda para pais e mães que têm dificuldades em fazer os cursos, devido aos filhos. Cada instituição deve ter uma sala para cuidados de crianças até 8 anos de idade. Se esse é o seu caso, informe-se nas instituições.

Em 2019 serão mais vagas ofertadas, além de haver uma previsão do aumento da bolsa-auxílio PROJOVEM. Visite o site da Secretaria de Governo neste link abaixo e confira a relação de vagas e cursos oferecidos para todas as modalidades do PROJOVEM 2019.

http://www.secretariadegoverno.gov.br/cursos

Requisitos e documentos PROJOVEM 2019

Como vimos, para participar do PROJOVEM 2019 você precisa estar na faixa de 18 a 29 anos, ou 15 a 17 anos para o PROJOVEM adolescente. Além disso, é preciso estar enquadrado na condição de família de baixa renda ou de vulnerabilidade social. Não ter terminado os estudos e desejar fazer um curso profissionalizante.

Os documentos exigidos para a inscrição no Programa são:

  • Certidão de nascimento;
  • Carteira de identidade;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante escolar.

Para realizar a inscrição no PROJOVEM, procure o CRAS – Centro de Referência em Assistência Social mais próximo da sua casa, ou vá até a prefeitura do seu município.

Compartilhe esse artigo nas redes sociais, para que seus amigos também aprendam tudo sobre o PROJOVEM 2019.

Leave a Reply