SISVAN BOLSA FAMÍLIA ↣ O que é, como Funciona


 

O Governo criou o Programa Bolsa Família para ajudar famílias que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza a obterem acesso a alguns direitos sociais básicos, como alimentação e educação, entre outros. Visando estudar os resultados e o alcance do projeto, o governo usa o SISVAN. Vamos ver o que é o SISVAN e como ele funciona.

SISVAN Bolsa Família

O que é o Sisvan?

SISVAN é uma sigla que significa “sistema para vigilância alimentar nutricional”. Nesse sistema são incluídos dados para serem documentados e analisados, sobre as condições de alimentação da população em geral do nosso país. Mas, principalmente, o SISVAN analisa os dados relativos às populações mais carentes, das regiões mais pobres do Brasil.

Assim, os órgãos responsáveis conseguem ter uma visão mais ampla e identificar os problemas alimentares dos cidadãos brasileiros em determinadas regiões para intensificar a implantação dos programas sociais como o Bolsa Família, visando reduzir as falhas alimentares e mesmo outras desigualdades sociais.

Como funciona o Sisvan Bolsa Família 2019

De forma exemplificada, vamos ver, na prática como funciona o SISVAN Bolsa Família. Digamos que através dos dados coletados e analisados chegou-se à conclusão de que há muitos casos de anemia em um determinado município, fora do padrão normal.

Nesse caso, o governo irá entender se isso se deve à carência de acesso à alimentação pelo fato de a população ser na sua maioria de baixa renda. Se for o caso, o Governo amplia as ações para facilitar o acesso ao Bolsa Família, pois o auxílio financeiro vai ajudar nas compras de alimentos mensais.

Mas, se não for o caso de população de baixa renda, o problema pode estar na saúde pública precária, seja porque não existem muitos postos de saúde ou por qualquer outro motivo similar. Então, o Governo poderá providenciar a instalação de novos postos de saúde, ou a intensificação de campanhas de vacinação, por exemplo.

Bolsa Família Alimentos

Importância do Sisvan Bolsa Família

Vemos que o SISVAN é um importante instrumento de apoio para que o Governo Federal possa fazer parcerias com os governos estaduais e municipais a fim de melhorar a qualidade de vida das populações nos mais diversos recantos do País.

Por ser um país de proporções continentais, ou seja, com o território muito grande, é difícil ter informações completas de todas as regiões, principalmente as mais afastadas dos grandes centros. Através do SISVAN o governo consegue monitorar muito melhor a situação econômica e social dos habitantes do Brasil e, com isso, tomar as medidas necessárias para que tenham mais acesso à saúde e outros direitos sociais fundamentais.

O SISVAN convoca mulheres e crianças para procedimentos duas vezes ao ano, a fim de monitorar e documentar os resultados das ações do governo nas regiões, principalmente em relação ao Bolsa Família.

Veja o que é avaliado regularmente:

  • Pesagem e estado nutricional de mulheres e crianças;
  • Consultas de pré-natal de mulheres gestantes;
  • Vacinação de crianças menores de 7 anos de idade.

As famílias devem estar atentas às convocações do SISVAN, pois o não comparecimento às atividades do sistema pode ocasionar o bloqueio e até mesmo o cancelamento definitivo dos benefícios como o Bolsa Família.

Sempre que for possível, atenda às solicitações do SISVAN, mesmo que não sejam obrigatórias, pois assim o Governo poderá tomar as medidas necessárias para melhoria dos Programas Sociais, por exemplo o Bolsa Família. Até mesmo, quem sabe, aumentando o valor do benefício.

Informações SISVAN 2019

O SISVAN é um sistema do Ministério da Saúde e compõe o SUS. Para tirar qualquer dúvida ou em caso de outra necessidade referente ao SUS – Sistema Único de Saúde, você pode entrar em contato pelo telefone 136.

Telefone Sisvan SUS Bolsa Família

O serviço de apoio ao cidadão funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, exceto nos feriados.

Compartilhe esse artigo em suas redes sociais. Basta clicar no ícone do Facebook aqui do lado esquerdo!

Leave a Reply